O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
MunicípiosÚltimas Noticias

SESI Itinerante em Santa Luzia deve realizar 6 mil atendimentos

– Em 2025, o SESI realiza a primeira ação itinerante dos municípios em Santa Luzia, onde utiliza uma unidade móvel recém-adquirida para consultas de pediatria, clínica geral e oftalmologia. A unidade traz ganhos em logística, instalação e manutenção dos consultórios médicos. E o mais importante: aumenta a capacidade de atendimento para até 300 pacientes por dia apenas nessa unidade.

Com a nova unidade móvel  há um ganho em logística porque ela faz o papel de duas unidades. Por possui três consultórios, ao invés de dois, atende mais pacientes. “Essa unidade é mais moderna e possui o próprio gerador. Em muitos municípios onde o SESI realiza a ação itinerante há problemas com energia elétrica para o funcionamento das unidades em praça pública”, contou a coordenadora do SESI Itinerante, Lenildes Barbosa.

Esta é a terceira fase do SESI Itinerante, que começou em dezembro do ano passado e até o final desde ano deve somar 90 mil atendimentos apenas nessa etapa do projeto. Em Santa Luzia, a expectativa é que sejam realizados 6 mil atendimentos em três dias.

CUIDADOS EM SAÚDE– “Essa unidade de oftalmologia é completa e a gente consegue oferecer para a população cuidado oftalmológico de forma integral. Conseguimos dar diagnósticos desde simples casos de refração, miopia, astigmatismo, hipermetropia, como também a gente dispõe de equipamento suficiente para ver fundo de olho, ver se o paciente tem catarata, o tamanho da catarata, pterígios, glaucomas, problemas de retina,entre outros”, explicou o oftalmologista Carlos Valter Jr.

A clínico geral Joessica Muniz atendeu na nova unidade pacientes como seu Antônio. “Ele é idoso e tem insuficiência cardíaca, o que demanda acompanhamento contínuo, semestralmente, pra saber se tá correndo tudo bem. Ele precisa também de endocrinologista porque  tem diabetes”, falou a médica.

Devido as avaliações realizadas pela médica, seu Antônio foi encaminhado para os especialistas para que a medicação seja ajustada e a alimentação revista. Antônio Francisco de Moraes tem 72 anos. Questionado sobre o acompanhamento regular, seu Antônio respondeu que é difícil e caro. “Quando eu vou ao médico é em Teresina e o tratamento é particular. Aqui já tentei, mas não consegui”, resumiu.

“Diabetes hoje é uma das endocrinopatias que acomete muito as pessoas e está associado ao estilo de vida que a gente leva. Então, quanto mais cedo a gente tiver cuidado com o nosso tipo de alimentação e praticar uma atividade física, a gente vai poder prevenir essa endocrinopatia”, orientou a médica.

De hoje à quinta-feira, das 08h às 17h, os atendimentos estão sendo realizados na Praça da Matriz, Centro, em Santa Luzia. A caravana do SESI inclui ainda exames laboratoriais, eletrocardiograma, odontologia, ações educativas, vacinação, testes rápidos, oficinas de alimentação saudável, recreação infantil e atrações culturais. A ação em Santa Luzia conta com o apoio da prefeitura local, seis unidades móveis e uma equipe multiprofissional com mais de 40 pessoas.