SESI e SENAI unem forças em ação humanitária para atender população em Lagoa Grande 

O SESI (Serviço Social da Indústria) e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) uniram esforços em uma ação humanitária para atender a população do município de Lagoa Grande, no Maranhão. Como parte do projeto SESI Itinerante, que tem como objetivo fornecer acesso a serviços de saúde gratuitos e de qualidade para maranhenses menos favorecidos, o SENAI se juntou ao SESI nesta edição, levando também a produção de pães para doação. 

Em decorrência das enchentes que deixaram mais de 60 municípios maranhenses em estado de emergência, o SESI Itinerante está priorizando o atendimento dessas cidades afetadas. Nesta semana, a ação está em Lagoa Grande, localizada a cerca de 437km de São Luís, e conta com unidades móveis do SESI e uma equipe multidisciplinar que oferece atendimentos gratuitos de oftalmologia, clínica geral, odontologia, exames laboratoriais, eletrocardiograma, testes rápidos, vacinação, além de oficinas de alimentação saudável, distribuição de sopas e ações culturais. 

O SENAI-MA também se engajou na ação, produzindo 2 mil pães desde o dia 17/04 em sua unidade móvel de panificação, que são destinados à comunidade local como parte das ações de solidariedade do SESI Itinerante. 

“Sou muito grata por essa chance, porque sabemos que aprender sempre é bom quando se tata de algo novo que a gente ainda não sabe. Então vou aprender como fazer um pão francês e tentar colocar em prática, né?” relatou Maria de Cássia, aluna na oficina de pães do SENAI. 

Os pães produzidos pelos alunos na oficina são distribuídos com o sopão no final dos atendimentos do dia. “Aqui estamos preparando sopões solidários, com ingredientes acessíveis como cenoura, batata doce, macaxeira, macarrão e carne moída, visando proporcionar uma alimentação saudável para a população em situação de vulnerabilidade”, destaca Ana Clara Freitas, nutricionista do SESI. 

A população de Lagoa Grande, que muitas vezes enfrenta dificuldades para acessar atendimento médico, tem recebido o apoio da equipe multiprofissional do SESI Itinerante, que também promoveu palestras educativas sobre higiene bucal para os alunos do Colégio Municipal Josuê Nôzinho, distribuindo kits de higiene bucal. 

A odontóloga Mariana Carreiro, que atende na ação, conta que a demanda de crianças para a odontologia é grande. “Temos muitos atendimentos às crianças que geralmente apresentam cáries e necessidade de uma limpeza”. 

“Eles procuram muito no serviço de odontologia a parte de limpeza, com raspagem de tártaro, a restauração, a extração e a gente tenta proporcionar, na medida do possível, esse atendimento com carinho que o SESI leva sempre para as pessoas”, disse a odontóloga, Janayna  Diniz. 

O SESI itinerante já beneficiou os municípios de Tuntum, São Luis Gonzaga, Coroatá e Lago da Pedra. Até o momento, o SESI já recebeu 3.350 pessoas e realizou 4.854 atendimentos na cidade de Lagoa Grande, reforçando o compromisso das entidades em levar assistência e cuidado para a população em situação de emergência. 

Exemplo disso é Maria Souza, dona de casa, que aproveitou a oportunidade para levar o pequeno Ravi de 5 meses para consulta pediátrica. “Graças a Deus consegui a consulta e o médico me disse que esses carocinhos que ele tem na pele não é nada sério. O doutor passou um remédio pra ele e falou que vai ficar tudo bem. A consulta foi maravilhosa e o atendimento também!”. 

Nesta edição do SESI Itinerante, que atende prioritariamente os municípios em situação de emergência, o SENAI se juntou ao SESI. Na unidade móvel de pacificação, a população participou de oficinas de pão francês. Ao final de cada dia, toda a produção de mais de três centenas de unidades é doada à comunidade juntamente com a sopa preparada pela equipe de Alimentação e Nutrição do SESI. 

O próximo SESI Itinerante será realizado de 25 a 27 de abril, em Conceição do Lago Açu. Os atendimentos acorrerão na Rua do Grupo, Centro, ao lado da quadra de esportes Manuel de Nazareth. O SESI conta com o apoio da Prefeitura e da Defesa Civil no município.