SESI e IEL realizam ações externas no Dia da Indústria  

  – Para comemorar o Dia Nacional da Indústria, o Serviço Social da Indústria e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/MA) realizaram um conjunto de ações em diferentes municípios maranhenses nesta quinta-feira (25). As atividades fazem parte da programação da Semana da Indústria que foi iniciada na última segunda-feira (22) em empresas vinculadas ao Sistema FIEMA. Em São Luís, o SESI apresentou esquete teatral e musical na Elétrica Visão e na River Refrigerante. 

Com uma apresentação preparada para reforçar a importância da indústria no Brasil, a atriz Maria Rita Caldas contou histórias, alegrou e interagiu com os funcionários da empresa Elétrica Visão, durante esquete teatral oferecida pela empresa ao SESI. “A ideia de nossa encenação é rememorar e homenagear a todos aqueles que dedicam esforços para construir um país em alto nível de desenvolvimento industrial e é por isso que nós estamos aqui hoje”, explicou a atriz.  

Na dinâmica com colaboradores da empresa, a atriz também convidou os próprios funcionários para falar de suas vivências dentro da indústria. Um deles foi Manoel Soares, que depois de 30 anos como industriário dentro da Elétrica Visão, relatou sua experiência durante viagens a trabalho: “Posso dizer que aqui adquiri muito conhecimento. Durante minhas viagens, as coisas que eu vi em São Paulo e que lá aprendi a fazer foi determinante na minha vida profissional. Quando eu me deparei com um monte de pessoas que tem mais conhecimento que eu e tentei aprender o máximo que eu pude. Até hoje eu agradeço a experiência”. 

A diretora e proprietária da Elétrica Visão, Maria de Fátima Campos Araújo, acompanhou a esquete com ânimo. Segundo ela, a empresa, fundada por seu marido,              Nazareno Andrade dos Santos, é fruto de um esforço familiar. “Aqui todos trabalhamos. Meus três filhos são sócios e diretores como eu. Aprendemos com meu marido a lidar com este ramo difícil que é a indústria, mas não nos arrependimentos. Continuamos investindo nossos dias na construção de um Maranhão melhor”, contou a empresária. 

A unidade do SESI Caxias realizou serviços de levantamento de risco em segurança do trabalho, circuito de saúde, vacinação, orientação em saúde e distribuição de brindes segunda-feira (22) na empresa Panificadora Pão e Leite. Na terça-feira, a visita foi à unidade dos Correios.  

SESI CLÍNICA – No SESI Clínica, foram realizados atendimentos na manhã desta quinta-feira (25), como parte da comemoração do Dia da Indústria. A equipe da unidade promoveu palestras de Saúde Bucal, Segurança do Trabalho e Qualidade de Vida, além de um belo café da manhã e música ao vivo ao som do violinista Thiago Wallasse.  

O vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, Celso Gonçalo, junto com gestores da Clínica sortearam kits de higiene pessoal, consultas e limpeza dentária. Ele ainda falou sobre a importância da valorização dos colaboradores. “Hoje comemoramos o Dia da Indústria, uma data que exalta a força e empenho de todos que fazem parte deste setor. Essa ação é um gesto de carinho e reconhecimento”, afirmou Celso Gonçalo. 

A auxiliar de cozinha, Maria José de Oliveira Silva, exaltou a iniciativa da entidade. “Gostei demais dessa ação. Além das palestras com temas atuais ainda consegui fazer uma massagem para relaxar. Parabéns a direção pelo evento”, declarou. 

IEL – Como parte da programação em comemoração ao Dia da Indústria, celebrado nesta quinta-feira (25), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) tem promovido diversas ações da Blitz da Indústria. Na quarta-feira (24), a instituição promoveu o treinamento “Trabalho em time”, ministrado pela psicóloga da entidade, Ana Sanyele, na padaria Buena Massa, no bairro Vinhais. 

Os colaboradores das empresas Grand Panê e Buona Massa participaram de dinâmicas e aprenderam sobre a importância em trabalhar em equipe, respeitando a individualidade de cada funcionário. A psicóloga do IEL, Ana Sanyele, falou sobre a importância de trabalhar a temática da equipe para um melhor alinhamento do ambiente do trabalho. “Tivemos outro momento que conversamos sobre ética profissional e sobre os benefícios em trabalhar em equipe e como isso pode ser aplicado na vida profissional e pessoal”, explicou.  

A promoção dos treinamentos demostra a valorização da empresa com o servidor, sendo essencial para o desenvolvimento da relação no ambiente de trabalho de acordo com o empacotador da Buona Massa, Luiz Carlos Teles. “Acredito que ações desse tipo contribuem para o nosso desempenho na empresa. Precisamos ter um trabalho humanizado que priorize o bem-estar do trabalhador. Afinal um funcionário satisfeito tem uma produção no trabalho muito maior”, afirmou. 

“Para proporcionar um serviço de qualidade aos nossos clientes é necessário qualificação e conhecimento. Isto só é possível se as empresas olharem com carinho e atenção para os funcionários. Eu gostei demais do tema abordado. Trabalhar em equipe tem como palavra-chave respeito, e é isso que vamos levar de agora em diante aos nossos colegas, superiores e clientes”, disse Marlise Cardoso, gerente de produção Bouna Massa. Ao longo da semana o IEL realizou treinamentos nas áreas de marketing pessoal e redes sociais, ética e postura profissional, trabalho em equipe, equilíbrio entre vida pessoal e profissional para os industriários maranhenses.