SES reforça que a vacinação é a melhor forma de se proteger contra as variantes da Covid-19
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reitera para a população que a melhor forma de se proteger contra a nova variante EG.5 da Covid-19, conhecida como Éris, é completar o esquema de vacinação contra a doença, com a vacina bivalente.
“O Maranhão ainda não possui caso suspeito, mas é importante alertar sobre a necessidade da vacinação. No caso detectado em São Paulo, a pessoa já tinha tomado todas as doses da vacina, incluindo a bivalente, por isso teve sintomas leves e já está bem”, esclareceu a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças, Mayrlan Avelar.
A orientação da vacinação como principal medida de combate à Covid-19, bem como a atualização com as doses de reforço, são cada vez mais importantes, visto que as subvariantes da doença já são esperadas. O cenário demonstra que a queda no número de complicações e óbitos da doença em todo o mundo ocorreu a partir da imunização com as vacinas.
No caso das pessoas dos grupos de risco de agravamento da doença (idosos, crianças, imunossuprimidos e pacientes em diálise e tratamento de câncer) os cuidados devem ser redobrados. Além disso, pessoas com sintomas gripais devem fazer o uso de máscara para reduzir o contágio.
A superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças, Mayrlan Avelar, pontua que o Maranhão segue a mesma estratégia de acompanhamento adotada em todo o mundo, como o sequenciamento genômico, através da amostragem que é feita de casos positivos. Dessa forma, a SES consegue oportunamente ter a detecção das novas variantes e acompanhar o cenário.
A notificação do caso da variante EG.5 da covid-19 no Estado de São Paulo, ocorreu em uma paciente do sexo feminino, com 71 anos de idade, já curada. Os primeiros sintomas foram febre, tosse, fadiga e dor de cabeça.
Vacinação
Até o momento, no Maranhão, 501.211 pessoas tomaram a vacina bivalente, equivalente a 8,73% da população. A vacina está disponível em postos de saúde de todo o estado e, ainda, em pontos da rede estadual de saúde: Policlínicas Vinhais, das 8h às 13h, e Cidade Operária e Vila Luizão, das 8h às 17h, e no Hospital Dr. Genésio Rêgo, na Vila Palmeira, também das 8h às 17h. Nesta semana, até sábado (26), a vacina também está sendo disponibilizada no Golden Shopping Calhau, das 12h às 20h.