SES divulga nota sobre situação dos tripulantes do navio “MV SHANDONG DA ZH

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen/MA) recebeu 102 amostras dos profissionais em contato direto e indireto com tripulantes do navio “MV SHANDONG DA ZHI”.

Após conclusão do processamento de todas as amostras, o Lacen/MA encaminhará o material para o Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, para sequenciamento genômico. Tão logo, o IEC divulgue a análise, a SES comunicará os resultados.

A SES comunica, ainda, que os 23 tripulantes embarcados no navio estão assintomáticos e seguem em quarentena. Quanto ao único tripulante internado em Unidade de Terapia Intensiva no hospital da rede privada, em São Luís, o último boletim confirma que permanece com quadro clínico grave.

A SES ressalta que permanece com o monitoramento de todos os contactantes, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), e mantém a cooperação com a Anvisa. Até o momento, não há confirmação de transmissão local da variante B.1.617.2.