Servidores e colaboradores da Justiça de Itapecuru passam por testagem para detecção do coronavírus

O Poder Judiciário da comarca de Itapecuru-Mirim realizou uma manhã de testagem sorológica para detecção da Covid-19 na última sexta-feira, 10, com a participação de todos os servidores e colaboradores da Justiça que frequentam o fórum.

Os testes foram aplicados por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, em diferentes horários, para evitar aglomeração. Dentre as pessoas que foram submetidas à testagem, dez pessoas, entre servidores do Judiciário e dois do Ministério Público testaram positivo – dos quais nove não estão com o vírus ativo e não oferecem risco de transmissão aos outros e apenas um ainda em estado ativo.

Todos os 48 servidores das três varas existentes foram testados. Uma servidora da 3ª Vara da comarca que acusou a testagem positiva, com vírus ativo, foi colocada em isolamento total e será encaminhada para consulta médica no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) da cidade. Após a testagem desse caso ativo, a diretoria do fórum determinou a desinfecção completa das instalações da 3ª vara, para evitar o risco de contágio em relação aos demais servidores dessa unidade.

Segundo a diretora do fórum, Juíza Mirella Freitas (2ª Vara), a utilização dos equipamentos de proteção individual pelos servidores contribuiu para evitar que o contágio pela doença nas instalações do fórum fosse maior. “Os EPIs deram resultado. Ninguém da minha vara testou positivo. Os servidores nunca deixaram de ir ao fórum e fizemos as audiências desde o início da pandemia. Realizamos mais de 250 audiências no mês de junho”, informou.

PROTOCOLO – Antes da testagem, a diretora do fórum implantou protocolo de biossegurança, com medidas sanitárias seguidas pelos juízes, servidores e colaboradores, com o objetivo de evitar o contágio pelo coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e pés com álcool em gel e o distanciamento social mínimo para evitar a contaminação.

Para disciplinar o atendimento ao público no retorno às atividades presenciais, os assentos foram demarcados, com distanciamento mínimo necessário, para evitar o contato físico. Cartazes com as regras sanitárias foram afixadas nos corredores do fórum, para orientar as pessoas. Também foi disponibilizado álcool em gel e termômetro junto ao portal detector de metal, na entrada do fórum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.