Serviço Travessia garante transporte a pessoas com deficiência em mais de 40 cidades maranhenses

O direito que todos têm de de ir vir, garantido nas ações do serviço Travessia. O programa estadual oferece transporte digno, seguro e gratuito a pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, idosos e crianças com problemas neurológicos. O serviço pode ser acionado para atividades de educação, trabalho, saúde e lazer. Criado em 2016 e presente em 43 cidades, o Travessia contabiliza mais de 140 mil viagens e 80 mil atendimentos realizados, beneficiando mais de 10 mil maranhenses.

Coordenado pela Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), desde sua implantação o serviço tira as pessoas com deficiência da invisibilidade, aponta o presidente da agência, Lawrence Melo. “O Governo do Maranhão avançou nas políticas para pessoas com deficiência e, nesse sentido, o Travessia traz dignidade, cidadania, tira esse segmento da invisibilidade e proporciona mais qualidade de vida. Conseguimos expandir o serviço para mais de 40 cidades maranhenses e estamos fazendo parcerias para levá-lo ao maior número possível de cidades possíveis”, destacou.

O serviço se desenvolve nas modalidades Travessia Clássico, Travessia Melhor Idade e Travessia Saúde, melhorando a vida de milhares de pessoas com deficiência em cidades da Região Metropolitana de São Luís, Cocais, Baixada e Central. Na estrutura, conta com vans equipadas e adequadas às pessoas com deficiência e com espaço para acompanhante. Os carros para crianças com hidro/microcefalia estão disponíveis nas centrais de São Luís e Imperatriz. 

Em janeiro deste ano, a modalidade Travessia Saúde foi implantada na regional de Itapecuru-Mirim, alcançando 14 municípios. O deslocamento é feito da residência do usuário até a Policlínica de Matões, assegurando o acesso ao tratamento. 

Para utilizar os serviços é necessário apresentar cópia dos documentos pessoais com duas fotos 3×4 e comprovante de residência; ficha de avaliação médica (disponível no site da MOB – www.mob.ma.gov.br) ou atestado com Classificação Internacional de Doenças (CID) e registro do médico; cópia do documento de identidade; cópia do CPF; comprovante de renda; comprovante de residência; duas fotos 3×4. 

Os documentos podem ser entregues nas centrais de atendimento dos municípios. A lista completa de endereços está no link: https://www.mob.ma.gov.br/servicotravessia/ ou 0800 606 4655 / 3226 6298.

Modalidades

No Travessia Clássico, os usuários podem solicitar para ir à faculdade, para programações de lazer como passeio em praças, shoppings e para retorno em consultas, reabilitações, fisioterapia e hemodiálise. O Travessia Melhor Idade oferece transporte para idosos a partir de 60 anos, hipossuficientes para realizar acompanhamento de saúde, consultas, fisioterapia, dentre outros. 

O Travessia Saúde é realizado em parceria com a Policlínica de Matões e faz o transporte de pessoas em vulnerabilidade social para realizar consultas, retornos e reabilitações. Devido à pandemia do novo coronavírus e os decretos que restringiram a circulação de pessoas, o serviço está priorizando atendimentos de saúde. 

O serviço transporta deficientes visuais e crianças com hidrocefalia, microcefalia ou outras doenças neurológicas com alto comprometimento de mobilidade reduzida permanente. Estão incluídos nos roteiros as consultas, lazer, trabalho e outras necessidades. Essa é a modalidade oferecida na Região Metropolitana de São Luís e é a que chegará em Codó a partir de agosto.

Já o Travessia Melhor Idade inclui idosos como usuários do transporte gratuito, garantindo mobilidade, conforto e segurança para o acesso a serviços de saúde. Esse tipo é oferecido à população dos municípios de Caxias, Presidente Dutra e regiões adjacentes.

O Travessia Saúde é a modalidade que será implementada na regional de Itapecuru-Mirim. Ele será voltado especificamente ao transporte, para serviços de saúde, de pessoas em vulnerabilidade social, inscritas no CADÚNICO, que necessitam ter acesso ambulatorial em especialidades médicas e exames.

Cidades atendidas

As 43 cidades que já contam com as ações do Travessia são: São Luís, Caxias, Timon, Açailândia, Bacabal, Raposa, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Pinheiro, Imperatriz, Codó, Davinópolis, Senador La Roque, Governador Edson Lobão, João Lisboa, Santa Luzia do Paruá, Presidente Dutra, Aldeias Altas, São João do Sóter, Coelho Neto, Tuntum, Graça Aranha e Governador Eugênio Barros.

Ainda na lista de municípios beneficiados está Gonçalves Dias, Governador Archer, Capinzal do Norte, Santo Antônio dos Lopes, Dom Pedro e Santa Luzia do Paruá. Os municípios que abrangem o Travessia Saúde são: Anajatuba, Arari, Belágua, Cantanhede, Itapecuru Mirim, Matões do Norte, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbanos Santos, Vargem Grande e Vitória do Mearim.