Serviço de neurocirurgia do Hospital Macrorregional de Caxias completa um ano com cerca de 250 procedimentos

O serviço de neurocirurgia do Hospital Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias, completou um ano neste mês de abril. Mesmo com a redução das cirurgias por conta da pandemia, a unidade que faz parte da rede estadual de saúde realizou cerca de 250 procedimentos, entre cirurgias e angiografias cerebrais.

“Conseguimos oferecer uma boa assistência à população de diversas regiões do estado, leste, centro e sul do Maranhão, com os diferentes procedimentos que envolvem a neurocirurgia. Foram exatos 248 procedimentos ao longo de um ano. É um número bastante significativo e que atendeu com satisfação a demanda da população que vive nessa região do estado”, reforçou Jefferson Franklin Almada Coutinho, diretor administrativo do Hospital Regional de Caxias.

Pessoas de várias faixas etárias foram submetidas a diferentes tipos de procedimentos na área neurológica. Crianças, jovens, adultos e idosos, pacientes de 8 até 80 anos de idade. Entre eles está o agente comunitário de saúde Antônio Carlos da Silva. O morador do município de Lagoa do Mato foi submetido a uma cirurgia de Artrodese Cervical com Pinos para Fixação.

“Após acidente de moto tive uma compressão de medula na cervical, fiquei tetraplégico por um dia e fui conduzido ao Hospital de Urgência de Teresina. Os movimentos voltaram parcialmente, mas por 45 dias fiquei sem coordenação motora no braço direito. Meses depois, após ressonância magnética, constatou-se que era necessária uma cirurgia para correção do trauma. Graças a Deus foi colocado em meu caminho a equipe do Hospital Macrorregional de Caxias. Hoje estou bem, graças a Deus e a essas pessoas”, agradeceu Antônio Carlos da Silva.

Entre as cirurgias realizadas durante este último ano, estão traumatismo cranioencefálico, hidrocefalia, cistos intracranianos, hérnia de disco, doença degenerativa da coluna, malformação de chiari, lesão de plexo braquial, túnel do carpo, deformidade craniana, hemorragia intracerebral, abscesso cerebral e hemorragia subaracnóidea.

“O serviço de neurocirurgia do Macrorregional de Caxias está completando um ano com quase 250 procedimentos executados. Esse é um número expressivo e extremamente importante para o sistema de saúde maranhense. São cirurgias eletivas, sendo a grande maioria de alta complexidade em diversas áreas como tumor, vascular, coluna, nervos e outros. Isso significa agilidade no atendimento da população do interior do estado, algo essencial para pacientes com demandas neurológicas, o que proporciona melhores resultados”, ressaltou o neurocirurgião Thiago Guimarães.