Série de curta documentários “Diz Aí Juventudes” terá pré-estreia amanhã no Centro Cultural Vale Maranhão
Por meio de uma cooperação técnica entre Vale e Fundação Roberto Marinho, o projeto Diz Aí, promove a pré-estreia da temporada “Juventudes”, uma série de curtas desenvolvidos por mais de 100 jovens de Serra Pelada (PA), Tucumã (PA), São Luís (MA) e Resex do Rio Gregório (AM). O projeto, que acontece em outras edições e territórios desde 2008, tem como foco a formação em mobilização social tendo o audiovisual como ferramenta para criação de narrativas. Nesta edição, o processo originou uma série de curta documentais, cuja pré-estreia será amanhã, dia 13 de novembro, às 18h30, no Centro Cultural Vale Maranhão (CCMV), na cidade de São Luís, no Maranhão, com entrada gratuita para o público.
O evento contará com a exibição do episódio São Luís, um curta documental que apresenta o olhar da juventude das regiões de Itaqui-Bacanga e Maracanã (MA), sobre seus territórios e vivências e o protagonismo juvenil. Haverá, ainda, conversa com os realizadores, uma roda de capoeira com o grupo Congo-Aruandê, apresentação do Bumba Meu Boi de Maracanã e o Dj Pedro Sobrinho para encerrar a noite.
Os jovens entre 13 e 29 anos selecionados na chamada pública para inscrições nos territórios de Serra Pelada (PA), Tucumã (PA), São Luís (MA) e Resex do Rio Gregório (AM), participaram de oficinas de formação presencial e online ao longo de seis meses, com profissionais do audiovisual, de mídias digitais e educadores que trabalham as pautas transversais de direitos humanos, equidade de gênero e raça e os objetivos de desenvolvimento sustentável.
As produções feitas pelos jovens vão ao ar no Canal Futura a partir de seis de dezembro, às 21h, e estarão também disponíveis gratuitamente no Globoplay. Com quatro episódios originados pelos debates e práticas audiovisuais nos encontros da formação, cada um aborda vivências de uma das regiões citadas, levando o nome da cidade onde foi feito. A série vai revelar os sonhos, desejos, a relação entre presente, futuro e passado dessas juventudes e seus territórios.
União das organizações em prol do enfrentamento à extrema pobreza no Brasil
Esse projeto é parte da cooperação técnica firmada pela Vale, Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura para ampliar, em todo o país, o alcance das informações e dos conteúdos sobre o enfrentamento à pobreza. Entre os objetivos do projeto estão a formação e mobilização de juventudes, documentação e difusão de conteúdos relacionados à temática e o fomento do debate nacional sobre o enfrentamento à pobreza com a qualificação das informações divulgadas pelos meios de comunicação.
Sobre a Vale
A Vale é uma mineradora global que existe para melhorar a vida e transformar o futuro juntos. Uma das maiores produtoras mundiais de minério de ferro e níquel e importante produtora de cobre, a Vale tem sede no Brasil e atuação global. Suas operações compreendem sistemas logísticos integrados, incluindo aproximadamente 2.000 quilômetros de ferrovias, terminais marítimos e 10 portos distribuídos pelo mundo. A Vale tem as ambições de ser reconhecida pela sociedade como referência em segurança, a melhor operadora e a mais confiável, uma organização orientada aos talentos, líder em mineração sustentável, e referência em criação e compartilhamento de valor.
Sobre a Fundação Roberto Marinho
A Fundação Roberto Marinho inova, há mais de 40 anos, em soluções de educação para não deixar ninguém para trás. Promove, em todas as suas iniciativas, uma cultura de educação de forma encantadora, inclusiva e, sobretudo, emancipatória, em permanente diálogo com a sociedade. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem. A Fundação realiza, de forma sistemática, pesquisas que revelam os cenários das juventudes brasileiras. Mais informações no Portal da Fundação Roberto Marinho.
Sobre o Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI – DN / SENAI – DN, FIESP / SESI – SP / SENAI – SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae.
O Futura está presente nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
- Net e Claro TV – 534 HD e 34
- Sky – 434 HD e 34
- Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
- Oi TV – 35
O canal está disponível também em uma rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais. É possível ainda o acesso gratuito via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, que conta com um catálogo audiovisual com mais de 185 títulos e 4.500 vídeos.