“Sensação de paz”, disse profissional do Hospital Dr. Carlos Macieira ao ser vacinado nesta sexta-feira (22)

“Me vem à cabeça tudo o que já passamos até aqui, e a esperança de poder amenizar as dores futuras causa muito alívio. Com certeza nos traz sensação de paz”. Foi o que disse o farmacêutico intensivista Ikaro Matheus Mota, um dos 385 colaboradores do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) que receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus (Covid-19) nesta sexta-feira (22).

A unidade é uma das principais referências no combate à doença no Maranhão e já recebeu mais de 1.100 pacientes com a Covid-19. Emocionado, o secretário Carlos Lula informou que até a próxima sexta-feira (29) todos os profissionais da unidade serão vacinados.

“O Hospital Dr. Carlos Macieira foi o primeiro da nossa rede a se tornar referência para a doença, a abrir leitos exclusivos e a receber pacientes confirmados. Por isso, nada mais justo do que também ele ter 100% dos seus profissionais e colaboradores vacinados contra a Covid-19”, disse Carlos Lula.

Segundo o diretor geral do HCM, Edilson Medeiros, a segurança dos profissionais de saúde impacta diretamente na recuperação dos pacientes. “A segurança precisa estar em primeiro lugar, tanto para o resguardo dos nossos colaboradores, principalmente daqueles que atuam na linha de frente no combate à doença, como para o bem-estar e proteção dos nossos pacientes e demais pessoas que recebem atendimento em nossa unidade”, destacou.

Uma das primeiras funcionárias vacinadas foi Ana Cleide Ferreira Lima, que atua na limpeza dentro das UTIs Covid como auxiliar de serviços gerais. “Os médicos podem cuidar bem, mas sem uma higienização adequada no local, não conseguiríamos chegar aonde chegamos. Quando fui convocada para atuar na limpeza dentro da ala do Covid eu não fiquei com medo, apenas procurei continuar seguindo todas as recomendações que foram passadas”, disse a colaboradora.

Visivelmente emocionado, o maqueiro Jimmy Joseph Frazão Rodrigues afirmou que a vacinação é um alento para aqueles que vivenciam diariamente a luta contra a doença. “Eu agradeço ao Governo do Estado e ao secretário Carlos Lula, bem como a todos os envolvidos nesta vacinação, pois agora podemos nos sentir mais aliviados. Agora, é aguardar a segunda dose para dizer com mais convicção ainda que estou protegido contra o coronavírus”, comentou.