O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

SENAI-MA participa do CINASE e reforça importância da eficiência energética

Pela primeira vez em São Luís, a 50ª edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE) reuniu especialistas, profissionais e empresas do setor elétrico em dois dias de debates, exposições e troca de experiências. Entre os destaques da programação esteve o Painel Especial “Eficiência Energética no Contexto da Indústria”, que contou com a participação do consultor tecnológico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA), Matheus Ribeiro Ferreira.

Durante o painel, realizado no Multicenter Negócios e Eventos, Matheus Ferreira compartilhou experiências do SENAI no apoio às micro e pequenas indústrias do Maranhão, destacando os avanços obtidos por meio de soluções sustentáveis e tecnologias voltadas à redução do consumo de energia. Segundo ele, a eficiência energética é essencial para tornar os processos industriais mais econômicos e ambientalmente responsáveis, ao mesmo tempo em que contribui para o aumento da competitividade das empresas.

O debate também contou com a presença de Dayane Matos, da Equatorial Energia, e abordou os programas de eficiência energética da empresa e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Para Danilo de Souza, coordenador técnico do CINASE, a discussão foi rica em conteúdo e apresentou casos de sucesso no estado, demonstrando que a medição e verificação de resultados comprovam a eficiência energética como ferramenta de melhoria na qualidade do ambiente de trabalho e na performance das indústrias.

Além dos painéis técnicos, o evento reuniu mais de 50 palestrantes e uma área de exposição com 23 grandes empresas do setor, promovendo networking, atualização profissional e geração de negócios. O vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (SINDUSCON-MA), Fábio Nahuz, também acompanhou as discussões, destacando o compromisso da indústria maranhense com o desenvolvimento do setor elétrico regional.