O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

SENAI-MA chega a Lago da Pedra para realizar oficinas de panificação e distribuição de pães a comunidades atingidas pelas enchentes 

A população de Lago da Pedra recebeu nesta quarta-feira, 12, a unidade móvel de Panificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), onde serão produzidos cerca de 1 mil pães por dia para distribuição gratuita para a comunidade. A entidade vem juntar forças com o Serviço Social da Indústria (SESI-MA), que promove serviços gratuitos na área de saúde no município desde a última segunda-feira, 10, em prol das comunidades impactadas com as fortes chuvas que caem no Maranhão.  

A lavradora Joana Ferreira da Silva Campelo, 40 anos, foi uma das primeiras a se inscrever na oficina de panificação do SENAI. “Vim aqui pra aprender a fazer o pão caseiro. Vim pra aprender, porque eu não sei fazer, né? E elogiar, porque essas carretas vieram pra cá, trazendo muita oportunidade pro povo, pra quem quer aprender e é bom demais”, agradeceu.  

A instrutora da área de Alimentos do SENAI Caxias, Rayanara Souza, que está em Lago da Pedra para ministrar a oficina, disse que para a produção dos pães vai precisar de 35 kg de trigo, entre outros ingredientes, como fermento, sal, açúcar, ovos. Serão duas turmas por dia.  

“O SENAI está aqui, em Lago da Pedra, com oficinas de panificação para a população e, além da qualificação profissional, esses pães, que serão produzidos na oficina, serão distribuídos para a população desabrigada ou desalojada por conta das chuvas que vem atacando a região”, disse a instrutora.   

A unidade móvel do SENAI ficará durante três dias em Lago da Pedra, estacionada no Centro Cultural Souzinha Catingueiro, mesmo local onde o SESI Itinerante esteve durante três dias (10, 11 e 12) prestando serviços de saúde gratuitos para a comunidade lago-pedrense. 

SAÚDE ITINERANTE – A doméstica Maria da Conceição Silva, de 57 anos, aproveitou o último dia do SESI Itinerante na cidade para fazer consultas e exames com a filha. “Já fiz os exames de sangue, arrumei os dentes, eu e minha filha, e agora vou aqui pra consulta de vista. Tô faltando o serviço hoje para cuidar da saúde, mas com certeza minha patroa vai entender”.  

Foram disponibilizados pelo SESI serviços gratuitos de oftalmologia, clínico geral, atendimento odontológico, exames laboratoriais, eletrocardiograma, testes rápidos, vacinação, assim como, oficinas de alimentação saudável, distribuição de sopas e ações culturais. Cerca de 50 profissionais são envolvidos na ação social, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, entre outros.