SENAI-MA apresenta projetos de capacitação e tecnologia na Expo Indústria Maranhão

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) está com as portas abertas na Expo Indústria Maranhão 2023, a maior feira multissetorial do Norte e Nordeste, para mostrar para a sociedade a importância da capacitação profissional e da prestação de serviços de tecnologia e inovação para a indústria. No espaço SENAI – Indústria 4.0, a instituição está expondo diversos projetos que destacam as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, como Big Data, computação em nuvem, inteligência artificial e robótica. 

Um dos principais destaques do SENAI na feira é a planta Smart 4.0, que simula todo o processo de produção nas empresas e busca mostrar aos visitantes as diferentes tecnologias e inovações presentes na Indústria 4.0. Além disso, estão sendo apresentados projetos de todas as oito unidades do SENAI, duas em São Luís, uma Imperatriz, Caxias, Rosário, Bacabal, Açailândia e Balsas, com foco em áreas como robótica, automação, eletrotécnica e TI. 

Dentre os projetos apresentados pelo SENAI, está a exibição de dois robôs, com os quais as pessoas podem interagir fazendo perguntas que são prontamente respondidas. Além disso, há uma demonstração de projetos desenvolvidos por professores e alunos da área de sistemas, tecnologia da informação (STI). Também foi criado um túnel do tempo para contar a história de 70 anos do SENAI desde a sua fundação. 

Na área de automação, um destaque do estande é o projeto apresentado pelo SENAI Imperatriz, que foi campeão nacional no desafio MECA 2023, promovido pela Mitsubishi Eletric. O projeto consiste em uma esteira que faz a seleção de materiais de natureza diversa via sensores. O diferencial é a utilização da IoT (Internet das Coisas) nesse processo, que monitora a planta industrial da Mitsubishi e faz a separação dos insumos, possibilitando a geração de relatórios instantâneos, que podem ser enviados via aplicativos, viabilizando o acesso aos resultados pelo celular. 

O diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda, destaca que este ano a instituição trouxe diversas novidades para a exposição, e que os visitantes têm a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o funcionamento das duas vertentes com as quais o SENAI trabalha: educação profissional e tecnologia e inovação. 

“Estamos evoluindo a cada ano que passa e nos atualizando para que as pessoas possam entender o que é o SENAI e dando a oportunidade para que as pessoas possam interagir com os nossos professores e alunos, conhecer a nossa metodologia e entender que o SENAI tem uma capilaridade muito grande dentro do estado, de modo que estamos sempre à disposição de toda a sociedade e preocupados em formar cada vez mais profissionais para atuar na indústria maranhense”, ressaltou. 

Além do estande da Expo Indústria, o SENAI também está presente no espaço Expo Summit, localizado na Arena I, em parceria com o SESI, IEL e FIEMA. Nesse espaço, são realizadas oito palestras e painéis curtos diariamente, com tecnologia silenciosa, abordando temas relacionados à feira.  

Outras parcerias também marcam a presença do SENAI na Expo Indústria Maranhão. Um exemplo é o Maranhão Fashion Week durante o qual são apresentados produtos indígenas fabricados por indígenas venezuelanos, resultado de uma colaboração entre o SENAI e o Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio do Núcleo de Justiça Restaurativa. Há, ainda, a parceria com a Defensoria Pública do Maranhão, no estande de vestuário, onde são expostas peças de roupa que trabalham com a economia circular. 

Com uma participação consolidada na Expo Indústria Maranhão 2023, o estande do SENAI mostra-se como um espaço de conhecimento e inovação, que visa disseminar a importância da educação profissional e tecnológica na formação de profissionais aptos a enfrentar os desafios do mercado de trabalho. 

UNIDADE MÓVEL – O SENAI também está oportunizando aos visitantes da Expo a participação em oficinas realizadas na Unidade Móvel de Panificação. No sábado (11), por exemplo, os inscritos puderam aprender sobre a produção de panetones com o chef João Medeiros, da indústria Farinha Rosa Branca e com o chef Francisco. A instrutora do SENAI, Geovana Campos, disse que nessas aulas, com duração de uma hora, os alunos aprendem sobre todo o processo de produção. “Queremos fomentar alunos para as novas turmas do Curso de Padeiro (noturno) e de Doces e Salgados (vespertino) em nossa unidade do Monte Castelo”, disse Geovana. 

Moradora do bairro do Monte Castelo, Ediane Vieira, era uma participante da aula deste sábado. Ela disse que foi à Expo Indústria especialmente para a oficina oferecida na Unidade Móvel do SENAI. “Estou com uma grande expectativa para o curso de panetone, pois já queria fazer há muito tempo. É sempre bom aprender novas técnicas para oferecer aos nossos clientes”, disse. 

Outra participante oficina foi Josélia Oliveira, moradora do Cohatrac. “Agradeço pela oportunidade de participar dessa oficina e acredito que esse tipo de curso, em uma unidade móvel, é acessível e contribui para o desenvolvimento das pessoas. Espero poder continuar participando de outras atividades e aprendendo cada vez mais”, afirmou. 

A Expo Indústria Maranhão 2023 segue até domingo (12) no Multicenter Negócios e Eventos e tem realização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae. 

A feira tem o patrocínio de Aço Verde do Brasil (AVB), Apex Brasil, Agência Espacial Brasileira (AEB), Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bumba Alimentos, Caixa, Cimento Bravo, Da Casa, Massa e Forno, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap)/ Porto do Itaqui, Eneva, Grupo Equatorial Energia, Equatorial Telecom, Enova, Echoenergia, Sistema Fecomércio, Prefeitura de São Luís, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano e Vale. Para conhecer a programação e se inscrever, acesse o site expoindustriama.com.br.