O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Senac traz sabores do Maranhão para Brasília na Semana de Gastronomia

Brasília está mais próxima do Maranhão nesta semana. Ontem (11), teve início à programação da Semana de Gastronomia – Maranhão, no Senac Ceag, com uma aula-show que encantou profissionais e estudantes da área gastronômica. O evento promovido pelo Senac Nacional tem como objetivo estabelecer um rico intercâmbio de saberes, valorizando ingredientes, técnicas e tradições culinárias.

O primeiro prato apresentado foi o emblemático cuxá, conduzido pelo Chef Igor Barros. Símbolo da gastronomia do Estado, o cuxá é preparado com vinagreira (planta de sabor levemente ácido), camarão seco, gergelim, farinha de mandioca e temperos regionais, resultando em um sabor único e inconfundível, herança da fusão cultural indígena, africana e portuguesa.

Em seguida, o instrutor Léo Mendes mostrou como preparar com maestria a pescada amarela, peixe de água salgada mais comercializado no Maranhão. Com dicas sobre ponto ideal, técnicas de cocção e harmonização, a receita destacou a versatilidade e a delicadeza do pescado.

Para encerrar, o Subchef Jorge Lucas surpreendeu o público ao transformar um clássico pudim em uma sobremesa regional diferenciada, usando cupuaçu como protagonista, quebrando a doçura do pudim com a acidez do fruto amazônico. O resultado foi uma verdadeira explosão de sabores.

O Senac convida o público brasiliense a viver essa experiência gastronômica única, celebrando os sabores e a criatividade do Maranhão.

A partir desta terça-feira (12) até quinta-feira (14), o público poderá degustar esses e outros pratos típicos maranhenses nos almoços especiais preparados pela equipe convidada.

Serviço

Data: 12/08 (terça)

Horário: 12h às 15h

Local: Restaurante Senac Downtown, da CNC.

Data: 13/08 (quarta)

Horário: 12h às 15h

Local: Restaurante Senac da Câmara dos Deputados, Anexo IV, 10° andar.

Data: 14/08 (quinta)

Horário: 12h às 15h

Local:  Restaurante  Senac no Senado Federal.