O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Semusc e Semosp promovem ação de limpeza em área de risco no Túnel do Sacavém

As secretarias municipais de Segurança com Cidadania (Semusc) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp) fizeram uma limpeza no Túnel do Sacavém, na localidade Quintas do Machado, na manhã desta quinta-feira (18). Os agentes da Defesa Civil de São Luís retiraram todo o lixo que havia na encosta e ainda removeram algumas árvores de grande porte, para prevenir deslizamentos devido às chuvas que caem em São Luís desde o início da semana.

Durante a ação preventiva, as equipes também colocaram lonas no terreno. A cobertura com plástico protegerá o relevo acidentado de infiltrações. Neste período chuvoso, a intervenção será fundamental para evitar instabilidades no solo, que é vulnerável à água pluvial, e também de esgotos. Os agentes da Defesa Civil passaram a manhã toda na região, que foi mapeada pelo órgão no mês passado como uma das áreas de risco em São Luís.

A operação foi acompanhada e elogiada pelos moradores, especialmente por quem reside na parte de cima da encosta, como Antônia Silva Santos, moradora há duas décadas. “Eu nunca tinha visto uma ação tão grande como essa aqui. Estou impressionada, nunca tinha presenciado essas coisas aqui na comunidade. Com certeza, o que eles estão fazendo aqui vai melhorar muito a nossa vida. A gente fica mais tranquilo, ainda mais nessa época de chuvas fortes”, comentou.

Para o superintendente da Defesa Civil de São Luís, Alexssandro Nogueira, a intervenção foi necessária como medida preventiva no sentido de prestar uma assistência às famílias que ali residem. “Nós estivemos naquela região no mês passado, justamente para conversar com os moradores e buscar o entendimento sobre a situação. Por meio desses diálogos e das análises que fizemos no terreno, conseguimos realizar com êxito a operação de hoje. Nossos agentes estão preparados para fazer a intervenção em outros bairros em qualquer demanda que exija nossa presença”, enfatizou.

“A Defesa Civil do Município é formada por pessoas muito competentes e habilidosas, com treinamento adequado às missões designadas. Os agentes têm um olhar clínico sobre os problemas, o que possibilita a escolha da solução mais eficiente. Com esse foco e seguindo a determinação do prefeito Eduardo Braide que fizemos o mapeamento das áreas de risco em São Luís e agora nossas equipes estão monitorando para que não aconteça nenhum acidente com a chegada das chuvas”, garantiu o secretário da Semusc, Marcos Affonso.