Seminário alcança objetivos na integração de setores produtivos

“O objetivo do seminário foi plenamente atendido”, enfatizou o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Luiz Henrique Lula da Silva, sobre o Seminário de Participação Popular, realizado no município de Pinheiro, como o tema “A produção sob o conceito da integração”.

O seminário, que aconteceu no sábado (23), foi organizado e promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima). O objetivo foi debater solicitações para elaboração de documento sobre demandas da Baixada Maranhense, incluindo a região dos Lagos, integrando a Carta Compromisso do Governo do Estado, com as 65 metas de gestão. 

“Tínhamos esse compromisso com o setor produtivo da região. Foi possível elaborarmos perspectivas de arranjos produtivos possíveis e, ao mesmo tempo, pedimos à sociedade civil que pudesse, junto com o poder público, demandar o Governo do Estado, por meio da Sagrima. O foco é fechar gargalos desses setores produtivos, para que eles possam avançar ainda mais”, frisou Luiz Henrique.

Com parceria das secretarias de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) e Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), o evento reuniu representantes de entidades jurídicas organizadas para discutir o trabalho intersetorial e transversal e sua influência na produção. 

Participam representantes de instituições do agronegócio dos municípios de Pinheiro, Santa Helena, Presidente Sarney, Pedro do Rosário e Turilândia.

Para a secretária adjunta de Relações Institucionais, Rosany Aranha, o seminário cumpriu seu propósito. “A avaliação é de realização. Finalmente concluímos uma etapa, que nos foi colocada desde 2019, como um dos 65 compromissos da gestão estadual. Estamos muito felizes, pois articulamos com as regiões e concluímos a lista de demandas. Todas as ações convergiram positivamente para a agricultura familiar e agora, vamos fazer a avaliação deste levantamento e por me prática as ações”, afirmou a gestora. 

“Foi uma honra participar desse evento e acho muito importante essa integração da agricultura, do setor produtivo com o desenvolvimento. E acho que deveria ser uma integração de todos os municípios que compõem a Baixada para que se consiga, realmente, fortalecer uma política de desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida de todos os nossos conterrâneos. Fico muito honrado por ter participado. Para nós, é importante alavancarmos o setor produtivo e garantir melhores condições de vida aos produtores da região”, enfatizou o titular da Sagrima de Pinheiro, João Paulo Nogueira. 

O próximo passo é o envio do relatório das demandas à Seplan para que sejam avaliadas e concretizadas. Presentes ao evento, equipes da Sagrima e Seplan; secretários municipais dos municípios de Pinheiro, Presidente Sarney, Pedro do Rosário e Turilândia; e representantes de associações, sindicatos e entidades agrícolas e aquícolas das regiões.