Semed promoverá jornada pedagógica da rede municipal de São Luís
A Secretaria de Educação de São Luís (Semed) realiza, de terça (23) a sexta-feira (26), a Jornada Pedagógica 2021 da rede municipal de ensino da Prefeitura de São Luís. Participam da programação gestores, coordenadores pedagógicos e professores das escolas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nos dias 23 e 24, a jornada será pelo canal da Semed no Youtube, e nos dias 25 e 26 pelo Google Meet diretamente nas escolas.
“Juntos, conquistaremos um pouco mais a cada dia, com muita dedicação e planejamento. Trataremos sobre o ensino remoto, o currículo contínuo, o uso de novas metodologias e tecnologias na educação e outras temáticas importantes para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem”, destaca Esmênia Miranda.
Programação
Nesta terça-feira (23), o encontro on-line pelo canal da Semed no Youtube será às 18h30. Será um momento inicial de acolhimento e boas-vindas, onde serão elencados os temas a serem trabalhados na Jornada Pedagógica 2021. A acolhida aos participantes será feita por equipe do Núcleo de Acolhimento Emocional da Educação (NAEE/Semed).
Na quarta-feira (24), a partir das 18h30, a temática principal do encontro on-line pelo canal da Semed São Luís (Youtube) será ‘Ensino Remoto’. O objetivo é ampliar os conhecimentos sobre as possibilidades do ensino remoto no contexto atual. Toda equipe de gestores da Semed também estará participando. Neste dia, especialmente, será ministrada a palestra “Planejamento no ensino remoto emergencial: cuidados e possibilidades metodológicas e tecnológicas”, com a pós-doutora na área de Interdisciplinaridade, pelo Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão, Sannya Fernanda Nunes Rodrigues.
O tema principal do encontro da quinta-feira (25), é “Avaliação Diagnóstica e Currículo Contínuo”. Lembrando que na quinta e sexta-feira, o encontro é nas escolas, por meio da plataforma do Google Meet. As Unidades Básicas de Educação (U.E.Bs) terão a mediação do seu gestor ou gestora escolar e dos professores e professoras do Suporte Pedagógico. Será um momento para discutir a proposta da avaliação diagnóstica dos estudantes, tendo em vista a implementação do Currículo Contínuo.
O que deve ser garantido em uma avaliação diagnóstica; quais os critérios que precisam ser considerados na seleção das habilidades que serão utilizadas nas avaliações; e quais instrumentos avaliativos podem ser utilizados para a primeira quinzena do início do ano letivo são algumas questões a serem levantadas e tratadas no encontro do dia 25.
O último dia da Jornada Pedagógica 2021 será um momento de planejamento, em que gestores e professores do Suporte Pedagógico, planejarem a quinzena inicial das aulas, considerando a utilização dos instrumentos de avaliação diagnóstica, de acordo com as especificidades do espaço escolar e dos componentes curriculares e tratarão, entre outros assuntos, o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem no decorrer do ano letivo.