Semcas avalia as ações emergenciais já iniciadas para os primeiros 100 dias da gestão do prefeito Eduardo Braide
Com o objetivo de qualificar a oferta dos serviços da política de Assistência Social para a população em situação de vulnerabilidade social assistida e servidores, a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) realizou na sexta-feira (15), um encontro com a equipe de gestão para tratar das providências emergenciais realizadas para cumprimento das 12 metas estabelecidas para a Secretaria, nos primeiros 100 dias da gestão do prefeito Eduardo Braide. O encontro técnico contou com a presença da primeira-dama, Graziela Braide.
“As soluções e estratégias que estamos trabalhando hoje são de cenários identificados ainda no período de transição. E claro, a partir do momento que assumimos a pasta, outras questões estão sendo encontradas. Algumas situações são emergenciais e estamos buscando soluções para cada uma delas”, explicou a secretária, Rosângela Bertoldo.
Constam das metas, providências acerca da melhoria estrutural nos equipamentos da Assistência Social com graves problemas de riscos de alagamentos, infiltrações e danos nas coberturas. Entre essas unidades estão: seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras), um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Centro de Conivência Circo Escola e um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CENTRO POP).
Outras propostas discutidas dizem respeito a busca pela redução de custos ao erário público. Dessa forma, uma das ações adotadas foi a reavaliação e o reordenamento da frota de veículos, de forma a assegurar a cobertura aos equipamentos da Assistência, garantindo a qualidade do atendimento, mas reajustando as despesas em busca da economia nesse momento de crise.
A primeira-dama, Graziela Braide, participou da reunião, e destacou a importância de compreender e se apropriar ainda mais sobre a política de Assistência Social que será desenvolvida em São Luís. “Minha contribuição é acompanhar de perto o trabalho desenvolvido junto à população em situação de vulnerabilidade e risco social, e sabemos que em função da pandemia precisamos unir forças para superarmos os desafios e conquistar novos avanços”, declarou a primeira-dama.
Participaram também do encontro, a secretaria adjunta de Gestão, as superintendências de Proteção Social Básica, de Proteção Social Especial de Média e de Alta Complexidade, Administração, de Gestão do SUAS, de Gestão de Benefícios Socioassistenciais e Transferência de Renda, Articulação Institucional e chefes das assessorias Jurídica e Técnica.