.

Semana do Teatro no Maranhão: Maranhenses prestigiam o retorno das apresentações teatrais aos palcos

Após dois anos sem as apresentações presenciais devido à pandemia, a 17ª Semana do Teatro no Maranhão, que ocorreu no período de 07 a 13 de novembro, levou para o público diversas atrações locais e nacionais. 

Foram sete dias de espetáculos 100% presenciais com o calor das palmas da plateia que fez questão de marcar presença. 

A estudante Kerolin dos Reis chegou cedo para garantir lugar na primeira fileira da plateia. Acompanhada da mãe e irmã, ela aproveitou cada minuto do espetáculo O Rádio. “Estava com muita saudade de vir ao teatro. Quando soube da volta das atividades fiz questão de comparecer porque sei o quanto é difícil fazer arte no país e a presença do público motiva muito os atores”, disse Kerolin.

A atriz Fernanda Braga ao ver as pessoas na plateia conta que se emocionou. “Só nós que trabalhamos com teatro e cultura sabemos o quanto foram complicados os tempos pandêmicos. Agora, poder estar aqui com saúde e ver o público aplaudir nossa arte é de encher o coração de alegria”. 

Lucas Braga participou e saiu do trabalho correndo para poder acompanhar a peça de encerramento da Semana. “Não podia deixar de marcar presença. Sempre gostei de teatro e poder vivenciar esse momento de retorno aos palcos dessa arte linda me faz crer em dias melhores com cultura e educação acessível a todos”, afirmou. 

Sobre a Semana

Organizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), por meio da direção do Teatro Artur Azevedo, essa edição da Semana do Teatro teve o tema “Intersecções e Expansão”.  

“Voltar com uma programação 100% presencial representa, além de trazer a população para esta casa monumental que é o Teatro Arthur Azevedo, disseminar o que há de mais emergente nas produções artísticas do nosso Estado e desconstruir a imagem de um público que só assiste, para formar gerações de espectadores críticos e participativos”, destacou o diretor do Teatro Arthur Azevedo, Victor Silper. 

Para o secretário de Cultura (Secma), Yuri Arruda, a Semana do Teatro, além de incentivar as produções teatrais no estado, busca colocar em pauta propostas de ações pedagógicas associadas ao pensar/fazer teatro. “O evento objetiva também estimular o ofício teatral no Maranhão, não podemos alimentar a carência de arte. A Semana é para dirimir as fronteiras entre a cultura e a educação”.