O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Semana do Resíduo da VLI trabalhará a importância da preservação ambiental

No intuito de conscientizar a comunidade e seus colaboradores sobre a importância da preservação ambiental e o desenvolvimento de ações sustentáveis, a VLI – companhia de soluções logística que integra ferrovias, portos e terminais – realizará, até a próxima sexta-feira (19), a Semana do Resíduo. Haverá atividades que chamam a atenção para atitudes individuais que impactam positivamente nas metas globais de alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento iniciou nessa sexta-feira (12) com ações na Casa do Filho Pródigo, na Vila Davi II, palestra sobre economia circular e bate-papo sobre segurança ferroviária com os moradores do local. A semana seguirá com a promoção de jogos on-line, oficinas de reaproveitamento, podcasts, infográficos e diálogos sobre educação ambiental.

O especialista em Educação Ambiental da VLI, Itamar Lucas Magalhães, realça a importância da ação para o desenvolvimento socioambiental do planeta. “Acreditamos que devemos deixar um legado para as futuras gerações e isso só será possível se o desenvolvimento econômico estiver acompanhado da preservação do meio ambiente, em sintonia com a governança e com o respeito à sociedade. Por isso, realizar a Semana do Resíduo e levar informações sobre suas ações individuais, no meio ambiente, é de suma importância para o progresso do nosso planeta”.

A Semana do Resíduo faz parte do Programa Atitude Ambiental, um programa da VLI que realiza ações de conscientização para a preservação do meio ambiente. O programa é pautado nos pilares da Unesco para a Educação no Século XXI e a metodologia se baseia na escada de aprendizagem, que compreende o conhecimento como peça-chave para a mudança de atitude. O principal objetivo é levar informações para as pessoas sobre importância da preservação ambiental e das ações sustentáveis nos municípios em que a VLI está presente. A iniciativa é desenvolvida em parceria com escolas, cooperativas de reciclagem, prefeituras, secretarias municipais, lideranças comunitárias, associações, agências, conselhos, organizações não governamentais (ONGs), famílias e comunidades em geral.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.