Giro de Noticias

Semana do Meio Ambiente – Projeto E+ Reciclagem da Equatorial Maranhão divulga programação

O mês de junho é marcado pela Semana Nacional do Meio Ambiente, período em que ocorrem eventos de sensibilização em todo o Brasil com o objetivo de complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente, 05 de junho, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esse momento é celebrado há mais de 40 anos e é marcado pela reflexão da preservação ambiental e promoção de ações de conservação e sustentabilidade.

Para comemorar e conscientizar as pessoas dessa data, o projeto E+ Reciclagem da Equatorial Maranhão, está com uma programação especial direcionada para todos os públicos. Nos dias 1º e 02 o projeto esteve no evento Neon do Sebrae com um stand interativo junto com outras empresas do Grupo. Na segunda-feira (05) o projeto estará com coleta de resíduos, na Associação Comunitária Itaqui Bacanga, que podem ser trocados por bônus na conta de energia, além da troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED que são mais econômicas.

No dia seguinte (terça-feira, 06), acontecerá uma oficina de puff artesanal com pneus reciclados, das 14h às 17h na Semana do Meio Ambiente – SEMEIA da UEMA, um evento que discutirá as tecnologias aplicadas a Gestão Ambiental. O evento acontecerá no auditório da UemaNet e online de 05 a 07 de junho. Os interessados devem inscrever-se, basta acessar o link: https://eventos.uemanet.net/.

Já em Imperatriz, a Equatorial Maranhão marcará presença entre os dias 07 e 11 no Arraiá da Mira, levando sustentabilidade também. O espaço arena terá atrações, sorteio de brindes, shows, comidas típicas e um stand do E+ Reciclagem com troca de resíduos recicláveis por bônus na fatura de energia. O E+ Educação levará a “casa eficiente” para demonstração de consumo por eletrodoméstico de uma residência e o E+ Economia fará troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED. Os visitantes também poderão conhecer o projeto E+ Mobilidade Elétrica que levará um carro elétrico para demonstração e informações sobre a tecnologia dos veículos que não utilizam combustíveis fósseis para o seu abastecimento.

O Analista de Projetos de Eficiência Energética da Equatorial, Luís Emílio Filho comenta sobre a importância de olhar para o meio ambiente não só nesta data, mas durante todo o ano. “Nesse período em que somos convidados a refletir sobre a preservação do ecossistema e promover ações de sustentabilidade e conservação ambiental, a Equatorial Maranhão reforça a importância da reciclagem de resíduos e a troca de materiais nos postos de coleta do E+ Reciclagem, que além de incentivar a destinação correta dos resíduos sólidos, promove a conscientização sobre a preservação do meio ambiente”, comenta.

O projeto, que compõe a plataforma de sustentabilidade da distribuidora de energia, já existe há mais de 10 anos, e somente nesse ano contabilizou 876 cadastros, arrecadando quase 200 mil kg de resíduos, revertidos em mais de R$ 36 mil de bônus em faturas de energia.

Sobre o E+ Reciclagem: Ajuda ao Meio Ambiente e Instituições

Além de dar a destinação correta aos resíduos sólidos e favorecer a sustentabilidade, o E+ Reciclagem proporciona descontos na conta de energia, de acordo com a quantidade e tipo de material reciclável. O desconto pode ser aplicado na conta do cliente ou pode ser doado a uma instituição filantrópica. A Fundação Antônio Jorge Dino, mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Bello, por exemplo, é uma das instituições maranhenses beneficiada com descontos na conta de energia desde o início do projeto em 2011, e até este ano já foram mais de 76 mil reais de desconto.

A Equatorial Maranhão, que tem como um de seus valores a Responsabilidade socioambiental, fomentando a reciclagem e estimulando a doação de bônus para instituições sociais, assumiu o compromisso com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), está a Ação Contra a Mudança Global do Clima que foca, entre outros fatores, no combate à poluição em todos os meios.

Como participar do E + Reciclagem?
1- Separe os resíduos (limpos e secos);
2- Procure um dos postos de coleta com o número da conta contrato (unidade consumidora) em mãos;
3- Leve os resíduos ao posto de coleta e faça sua troca;
4- O bônus referente ao seu resíduo virá na próxima conta de energia. Se preferir, você pode escolher uma instituição filantrópica para doar os seus bônus. Desta forma, as instituições somam várias doações e muitas vezes recebem a conta paga (zerada) no final do mês.

Confira os materiais recebidos nos postos de coleta do projeto:

  • Resíduo orgânico: óleo de cozinha;
  • Papel em geral: livros, revistas, encartes, jornal, papelão, etc.;
  • Plástico: PET, plástico duro (embalagens de cosméticos, por exemplo), plástico filme, PVC, canos e forros, etc.;
  • Material eletrônico: celulares, placas eletrônicas, televisor, aparelho de som e computador (exceto pilhas e baterias);
  • Metal: aço inox, alumínio, ferro, bronze e chumbo (baterias de carro, por exemplo);
  • Embalagens Tetra Pak (caixinhas de leite, ervilha, creme de leite, extrato de tomate, etc.);
  • Vidro: garrafas (cervejas, vinhos, sucos, destilados, etc.); copos e pratos; potes de conserva (palmito, azeitona, geleia, etc.); embalagens de vidro (azeite, mel, vinagre balsâmico, etc.); embalagens de esmalte (sem tampa).

Onde levar os materiais recicláveis?

Por enquanto, no Maranhão, somente os postos de São Luís estão recebendo vidro. Os clientes que desejarem entregar seus vidros podem se dirigir até os postos de coleta nas unidades localizadas na sede da Equatorial Maranhão, no Centro Elétrico da Avenida Guajajaras, no Supermercado Mateus da Cohab e na Lagoa da Jansen. A intenção é que até o final do ano todos os postos do programa estejam aptos a receber este tipo de material.

Atualmente, além do Maranhão, o projeto atua em outros estados de concessão da Equatorial Energia: Pará, Piauí e Alagoas. Aqui no estado, são 17 pontos de coleta, sendo 7 postos fixos em São Luís, 1 em Timon, 1 em Caxias e 3 em Imperatriz. Outros 5 postos itinerantes (móveis) funcionam em São Luís em parceria com associações em bairros distintos. Consulte todos endereços e horários de funcionamento em www.equatorialenergia.com.br ou direto pelo link https://ma.equatorialenergia.com.br/locais-de-coleta/.