O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Semana de mobilização pela doação de órgãos tem início nesta segunda-feira (4/11)


São Luís terá a I Semana pela Mobilização da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), no período de 4 a 9 de novembro. A iniciativa é uma parceria entre Colégio Notarial do Brasil, seção Maranhão (CNB-MA), Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (COGEX) e Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Central Estadual de Captação e Doação de Órgãos (CET-MA).

Além das ações no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), que ocorrerão de 4 a 8/10, das 8h às 12h; para além do Fórum, na quinta-feira, dia 07, deve ocorrer uma ação no Hospital Carlos Macieira. Para finalizar a semana, teremos ações de encerramento no sábado (9/10) no Hemomar, das 08h às 12h, e no Shopping da Ilha, com previsão para acontecer das 15h às 20h. A finalidade da campanha é promover o debate sobre a doação de órgãos, aumentar o número de doadores no Maranhão e reduzir a fila de pessoas à espera de um órgão.

Durante a ação, equipes farão alguns esclarecimentos sobre doação de órgãos, transplantes e o procedimento de emissão da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, que poderá ser feira no local. Realizada on-line, a AEDO é rápida, gratuita e segura, bastando que a pessoa preencha um formulário, grave um vídeo que deseja ser doadora de órgãos e tecidos e realize assinatura com certificado digital, que também poderá ser emitido gratuitamente.

Cerca de 900 pessoas aguardam na fila de espera para transplantes por órgãos ou tecidos no estado do Maranhão, sendo 238 para rim, quatro para fígado e 662 pessoas para transplante de tecido (córnea).

Quando uma pessoa que fez a autorização falece, sua AEDO pode ser consultada, via CPF, por profissionais que atuam no Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, dando início a um trabalho para que pode salvar a vida de outras pessoas.

Importante ressaltar que a autorização final continua sendo da família, mostrando a importância de ampliação do debate, razão pela qual a iniciativa ocupará espaços públicos para dialogar com a sociedade.