SEMA realiza ação de plantio de mudas no Parque Estadual do Bacanga
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou, neste domingo (18), ação de plantio de mudas nativas em duas áreas do Parque Estadual do Bacanga no âmbito dos Programas Maranhão Verde e Enquadramento de Rios de São Luís. Na ocasião, estiveram presentes as Superintendências de Educação Ambiental, Recursos Hídricos e Economia Verde.
A atividade teve objetivo de promover ações de preservação, proteção, recuperação e restauração florestal e de matas ciliares, com ênfase no plantio de espécies nativas. Ela surgiu da necessidade de recuperar áreas degradadas, por meio da restauração do solo e da vegetação, possibilitando, por sua vez, a recuperação dos recursos que o meio ambiente oferta a todos os seres vivos e sistema como um todo.
Na oportunidade, a Superintendência de Educação Ambiental realizou a entrega do material didático “Caderno Nascentes” aos presentes com propósito de fortalecer a temática de recursos hídricos do Plano Estadual de Educação Ambiental, que também dialoga com a Política Estadual de Recursos Hídricos. Ao todo, cerca de 2.100 mudas nativas foram plantadas.
Estiveram presentes também na ação representantes da sociedade civil como Associação de Moradores do Itaqui Bacanga (ACIB), Rede Coroado de Natal, Instituto Ar, Coletivo Comunidade Ativa (CCA), além de moradores locais do entorno do Parque que estão inseridos no programa Maranhão Verde.
O evento contou ainda com a participação de representantes do Conselho do Bacanga, Sítio do Físico, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).