.

SEMA inicia I Semana Estadual da Água no Maranhão com apresentação de iniciativas em Recursos Hídricos no Estado

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou, na tarde desta segunda-feira (22), a abertura da I Semana Estadual da Água no Maranhão, que segue até o dia 26 de março, por meio do canal SEMA TV, no YouTube. O evento gratuito visa promover ações de conscientização voltadas para os recursos hídricos e suas potencialidades para o Maranhão, e conta com programação especial.

Para o secretário da SEMA, Diego Rolim, a I Semana Estadual da Água no Maranhão é de suma importância por tratar de um tema vital para todos e representa um marco para o Estado, promovendo a educação ambiental e ações de conscientização voltadas para os recursos hídricos no Maranhão. “Hoje celebramos o Dia Mundial da Água e o Governo do Estado, por meio da SEMA, promove este evento, que conta com uma programação diversa e participativa, para que todos os atores envolvidos com a gestão de recursos hídricos e a sociedade interajam e, assim, possamos traçar as diretrizes que iremos estabelecer em nossas ações e projetos”, afirmou.

Em seu primeiro dia, o evento contou com as palestras “Estudo de reuso de efluentes para abastecimento industrial: avaliação oferta e demanda no Maranhão”, apresentada pela Gerente Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Maria do Socorro Castelo Branco, “Redução do consumo de água nova nas operações do Porto Norte”, apresentada pela Analista Ambiental Sênior da Vale, Andrea Mafra, e com o “Simpósio temático sobre Disponibilidade Hídrica”, apresentado pela Profa. Me. Nathália Cunha Almeida Pinheiro.

O evento encerrou com o secretário Diego Rolim agradecendo pela participação de todos e frisando como o Maranhão possui belezas de forma ímpar. “Gratificante esse evento, que vai até o dia 26, e agradeço ao público em geral e a todos que estiveram presentes conosco nesse momento no qual pudemos repassar o que a SEMA faz em prol do Maranhão, sempre buscando a deliberação com as pessoas para fazer o trabalho da melhor maneira”, ressaltou.

A I Semana Estadual da Água no Maranhão é realização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais em parceria com o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH), Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA), Vale, Equatorial Energia, AfaChap, Consórcio de Alumínio do Maranhão (ALUMAR), BRK Ambiental, Suzano, Eneva e o Instituto Eco Boa Hora.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março, e foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas para reflexão acerca da importância do recurso hídrico, uma vez que é essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos.