Segurança institucional é destacada pelo MPMA durante este mês

Neste mês de agosto, que é dedicado à segurança institucional, o Ministério Público do Maranhão está disponibilizando a todos os seus membros e servidores um conjunto de iniciativas para promover a divulgação da temática. Seminários virtuais, campanhas, capacitações e publicação de manual fazem parte da programação, que objetiva difundir a cultura de segurança institucional.

As ações dão cumprimento a uma regulamentação instituída pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que preconiza a política de segurança institucional. Entre as iniciativas, estão programados o 1º Webinar de Segurança Institucional, nos dias 27 e 28 de agosto, além de duas palestras com o coronel Camel Farah, que já foi consultor de segurança institucional do CNMP

“A segurança institucional vai desde a segurança de material, de pessoal, de áreas e instalações, da informação, ou seja, é todo um conjunto. Membros e servidores têm que ter a ideia de que a segurança institucional é responsabilidade de todos, não só do setor”, destacou a major Regina Lemos, chefe da Seção de Segurança Institucional do MPMA.

O webinar, que será realizado por meio da Escola Superior do Ministério Público, é destinado apenas a membros e servidores do MPMA, num total de 100 vagas por dia. O Manual de Segurança Institucional será disponibilizada na intranet da instituição.

Dicas

Entre as dicas sobre segurança institucional expostas na cartilha, duas são destacadas pela major Regina Lemos.

– Papel da instituição: o MP é responsável pela fiscalização do cumprimento das leis. Por isso, é essencial o cuidado com a informação que é passada para fora, evitando-se conversas sobre os processos em andamento, para não prejudicar investigações;

– Redes sociais: evitar vincular-se à instituição nas redes sociais para não disseminar a ideia de que um posicionamento pessoal está atrelado ao institucional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.