Seduc atinge mais de 1 milhão de visualizações em seu canal do YouTube, em 2020

Utilizado como uma das principais ferramentas de difusão de conteúdo pedagógico para os estudantes da rede pública estadual do Maranhão, quando a pandemia do novo coronavírus chegou, o canal do YouTube da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conseguiu atingir mais de 1 milhão de visualizações ao longo de 2020 e ganhou mais de 39 mil inscritos somente neste ano.

Atualmente com 40,5 mil inscritos, o canal tem sido um importante aliado para que a secretaria continue a ofertar formações para profissionais da rede estadual, além de articuladores pedagógicos do “Pacto pela Aprendizagem”, que estão presentes nos mais diversos municípios maranhenses.

O canal abriga conteúdos diversos, dentre eles videoaulas que serviram bastante para os estudantes da rede estadual e também das redes municipais continuarem o processo de aprendizagem em casa, quando as escolas foram fechadas por conta da pandemia. 

A secretária de Gestão da Rede e da Aprendizagem da Seduc, Nadya Dutra, ressalta que as plataformas digitais foram primordiais para conseguir minimizar os impactos que a pandemia trouxe para o ensino e aprendizagem, em todo mundo. No decorrer dos últimos meses foram realizados 28 webinários formativos, por meio da plataforma.

“As oportunidades de ensinar e aprender criadas a partir de veículos como o YouTube foram de singular relevância para mitigar os efeitos da pandemia na educação. Claro, também há desafios que seguem para que todos tenham oportunidade de acesso, pois a desigualdade digital ainda é uma realidade que precisa ser enfrentada, como tem feito o Governo do Maranhão a partir das doações de chips com pacote de dados aos estudantes. Assim, hoje os conteúdos disponíveis nas redes são mais um ganho tanto para docentes quanto para discentes. A Seduc encerra o ano letivo de 2020 com um planejamento para diversificar conteúdos e fazê-los chegar a todos os estudantes do Estado”, destacou.

Terceirão não tira férias 

O projeto que é voltado para estudantes da 3ª série do Ensino Médio intensificar os estudos no período de férias, esse ano, por conta do fechamento das atividades presenciais nas escolas, ganhou nova roupagem e foi realizado completamente à distância, com videoaulas publicadas todos os dias por meio do canal no YouTube. 

A Playlist do projeto, que conta com 112 videoaulas e diversos aulões que foram realizados ao vivo, foi uma das mais acessadas do canal, rendendo 92.800 visualizações.