Sedes segue com ações para evitar suspensão de benefícios socioassistenciais
O Ministério da Cidadania anunciou nesta segunda-feira (18), por meio da Portaria de nº 591, a prorrogação da suspensão dos procedimentos operacionais e de gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, por um período de 90 dias, por conta da pandemia do novo coronavírus. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) segue com o calendário de ações para a realização da atualização cadastral das famílias maranhenses.
De acordo com o titular da Sedes, Márcio Honaiser, é prioridade do Governo do Estado garantir os benefícios socioassistenciais das pessoas em situação de vulnerabilidade, como o Bolsa Família e o Tarifa Social de Energia Elétrica, principalmente em meio à pandemia.
“Ainda no final de 2020, enviamos ofício para a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) solicitando a prorrogação do prazo de atualização cadastral das famílias do Maranhão, para que elas não perdessem o benefício do desconto na conta de luz, por exemplo. Além disso, estamos em uma força tarefa na realização de ciclos de capacitações para os trabalhadores do CadÚnico dos 217 municípios, para que o processo de cadastro e atualização sejam eficientes e evitem que centenas de famílias percam seus benefícios sociais”, explicou o secretário.
Ciclo de capacitações
Desde o mês de dezembro de 2020, a Sedes executa capacitações para os 217 municípios, todas realizadas por meio de plataforma online. Mais de 700 técnicos serão capacitados pelas formações, entre gestores e entrevistadores do CadÚnico.
Na programação, serão discutidos tema como CadÚnico, Programas de Transferência e Complementação de Renda, encaminhamentos gestão PBF/CADUNICO 2021 pós Auxílio Emergencial, nova modalidade de pagamento Bolsa Família e outros.