Giro de Noticias

Sedes realizar curso sobre fortalecimento de práticas de segurança alimentar e nutricional

Na segunda-feira (10), aconteceu, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) a abertura do curso sobre o fortalecimento das práticas das equipes técnicas nos equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), como restaurantes populares, cozinhas comunitárias e o Banco de Alimentos. Essa ação faz parte da campanha em prol da Semana Mundial da Alimentação de 2022.

O curso terá dois módulos, que serão ministrados entre duas datas: de segunda (10) a sexta-feira (14) e de 17 a 20 deste mês, no ambiente virtual de aprendizagem da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), via videoconferência.

No primeiro módulo serão debatidas as seguintes temáticas: a importância do controle e da participação social na política de segurança alimentar e nutricional do Maranhão; as ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN); atividades inclusas nos Programas Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Alimenta Brasil (PAB) e de Compras da Agricultura Familiar (Procaf).

Já no segundado modulo, serão tratados os seguintes temas: liderança e gestão estratégica de pessoas; gestão de pessoas; orientação e socialização das pessoas; mudanças organizacionais e desenvolvimento de pessoas.

No primeiro dia de curso, participaram o secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Paulo Casé Fernandes, e o subsecretário, Lívio Correa, que destacaram a importância dos equipamentos de alimentação e enalteceram aos profissionais envolvidos para o bom funcionamento de cada equipamento que contribui para uma segurança alimentar eficiente.

“É importante termos momentos como este para poder conhecer cada pessoa envolvida, mesmo que por videoconferência. Quero agradecer a cada um de vocês e dizer que este curso serve não somente para aperfeiçoar os seus conhecimentos, mas, também, para conhecermos os pontos positivos e negativos, pontos que passam, muitas vezes, despercebidos. Isso é importante, pois serve para que cada dia possamos melhorar a qualidade de nossos serviços prestados através destes equipamentos”, ressaltou Paulo Casé Fernandes. 

“O governador Carlos Brandão busca zerar o mapa da fome do nosso estado, possibilitando uma alimentação de qualidade por meio dos nossos mais de 160 restaurantes populares, de nossas cozinhas comunitárias e do Banco de Alimentos, que serão ampliados para todo o estado” completou o secretário.

O subsecretário da Sedes, Lívio Correa, seguiu enaltecendo todos os equipamentos de segurança alimentar e parabenizou todos os presentes no curso por suas contribuições.

O curso tem por objetivo proporcionar às equipes técnicas, como nutricionistas, gestores de projeto e coordenadores, a oportunidade de aperfeiçoamento técnico das atividades multiprofissionais e operacionais realizadas em equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). 

Além disso, visa articular as múltiplas interfaces alternativas de Gestão de Pessoas nas organizações, qualificando servidores públicos no exercício de atividades gerenciais com assuntos relacionados a gestão estratégica de pessoas.