Sedes e Semcas se reúnem para discutir ações de melhorias no atendimento às pessoas em situação de rua

Para otimizar o atendimento à população que vive em situação de rua, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar, se reuniu com a equipe técnica da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

Em pauta, as ações intersetoriais de melhoria no atendimento de pessoas em situação de rua para o ano de 2021, com foco no aumento da área de atenção social a este público, garantindo a elas o direito humano a uma alimentação segura e de qualidade. Além de acesso a mais serviços e a mais programas sociais.

A parceria entre as secretarias já acontece desde 2016 e é feita através do cadastramento dessa população no Serviço Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pops).

Para a secretária adjunta de Segurança Alimentar da Sedes, Lourvídia Caldas, a união com a Semcas é importante para ampliar o atendimento das pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente, no que diz respeito à segurança alimentar.

“Toda sociedade precisa entender que a população em situação de rua tem direitos e é dever do Estado acolhe-la nas suas necessidades. Temos uma grande população que precisa desta assistência. Então, com a união entre Estado e Município vamos continuar garantindo o direito a uma alimentação digna e de qualidade às pessoas cadastradas nos Centros POPs”, afirmou a gestora.

Ao fim da reunião, foi definido um encaminhamento para um novo encontro entre as duas secretarias para efetivar e validar o Planejamento Intersetorial para 2021.