Secretário Nacional de Políticas Penais recebe título de cidadão de São Luís

O secretário Nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco Brandani, recebeu o título de cidadão ludovicense, durante sessão solene realizada na Câmara Municipal de São Luís (CMSL).

A homenagem foi proposta pelo vereador Chico Carvalho (SD), em 2022. Conforme o Decreto Legislativo nº 0100/2022, trata-se de um reconhecimento “pelos relevantes serviços prestados em âmbito municipal e estadual, atuando como subsecretário da Administração de Segurança Penitenciária do Maranhão (Seap-MA)”.

A proposição que originou a solenidade foi aprovada por todos os 31 parlamentares e teve o autor da proposta como primeiro signatário. Participaram da cerimônia autoridades, familiares, amigos e vários policiais penais que atuaram com o homenageado durante sua passagem pela Seap-MA.

Em seu discurso de abertura da cerimônia, Chico Carvalho destacou que a homenagem é mais do que justa por se tratar de pessoa com diversos serviços prestados ao município de São Luís, atuando principalmente na zona rural da capital maranhense. “É um homem vencedor na vida pessoal e profissional”, resumiu o parlamentar, após fazer uma apresentação do currículo do condecorado.

Bastante emocionado, Rafael Velasco elogiou o vereador Chico Carvalho e agradeceu a Câmara pela homenagem. “Recebo esse título de forma bastante honrosa. A minha história em São Luís é construída com a história de cada uma dessas pessoas que vieram prestigiar esse momento”, disse. “Esse é um momento de profunda emoção para mim, pois a capital maranhense não é só um lugar onde eu escolhi viver, pois foi nesta cidade que eu escolhi fazer daqui o meu lar”, completou.

O evento, realizado no Plenário Simão Estácio da Silveira, contou com a presença do secretário Murilo Andrade, titular da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap-MA); e do juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, que é o atual presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

Na opinião do secretário Murilo Andrade, a honraria faz um reconhecimento para alguém “que é merecedor por tudo que fez e vem fazendo pelo Maranhão, por São Luís e pelo sistema prisional brasileiro”. Por sua vez, o juiz Douglas Martins falou das qualidades de cidadania de Velasco e afirmou que o homenageado é “um tipo de cidadão que todos gostam de caminhar ao seu lado”.

A solenidade também contou com a presença do subsecretário da Administração de Segurança Penitenciária do Maranhão (Seap-MA), Fredson Pinheiro Maciel; do ex-vereador César Bombeiro, convidado a assumir a secretaria dos trabalhos da Mesa; e do vice-presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Maranhão – SINPPEM, Márcio Rodriges.

Quem é ele?

Nascido em Belo Horizonte (MG), no dia 25 de janeiro de 1981, Rafael Velasco Brandani é policial penal e advogado licenciado, com especializações em Direito Penal, Gestão Pública e Gestão Pública Prisional. Desde 2008, trabalha com administração prisional, com passagem pelos sistemas penitenciários de Minas Gerais e Maranhão. Ele assumiu a subsecretaria de Administração Penitenciária do Maranhão em 2018.