O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Secretário Carlos Lula vistoria obras de ampliação de leitos na MACMA

O secretário de Estado da Saúde Carlos Lula visitou, nesta segunda-feira (22), as obras de ampliação de leitos na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA). Nesta etapa, serão 31 novos leitos, entre enfermaria, observação e leitos pré-parto, parto e pós-parto (PPP), todos destinados ao tratamento de gestantes com síndromes gripais e casos de Covid-19. A previsão é de que a primeira etapa do espaço seja entregue nos próximos dias. 

“Com essa estrutura, a gente dobra o tamanho do hospital. É um sonho antigo que tínhamos de fazer essa expansão, e, agora, nós temos uma maternidade que se torna compatível com o tamanho do estado. Ganhamos na atenção materna e infantil e também no combate à Covid-19”, disse Carlos Lula. 

Dos 31 novos leitos, 22 serão de enfermaria, 4 de PPP e 5 de observação. O espaço conta ainda com uma sala de consultório médico para as gestantes que necessitarem de cuidados especiais após terem o seu bebê. A estrutura funcionará no prédio anexo à unidade, que é referência para tratamento de gestantes com suspeita ou diagnóstico positivo de Covid-19, atendidas via Central de Regulação do Estado. 

Segundo o ginecologista, obstetra e também diretor geral da MACMA, Ilmar Hortegal, os novos leitos vão dar mais segurança às pacientes. “Desde o início da pandemia, temos prestado atendimento às pacientes com a Covid-19 sem deixar de lado aquelas que não têm a doença. Com o anexo, vamos liberar mais leitos para as mamães não diagnosticadas, protegendo tanto quem recebe o atendimento quanto os colaboradores do hospital”, destacou. 

A obra, que está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), também prevê a entrega de 10 novos leitos de UTI Materna e 28 de enfermaria. A expectativa é que tudo seja finalizado em breve. Com entrega total do espaço, serão 59 novos leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI Materna na unidade.