.

Secretaria de Turismo inaugura obras em Caxias, Aldeias Altas e São João do Sóter

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), entregou quatro obras sonhadas há tempos por moradores de Caxias, Aldeias Altas e São João do Sóter. O polo turístico cocais ganhou nesse sábado (19) uma beira rio urbanizada, um mirante, uma casa de cultura e um balneário.

Na Beira Rio, destaque para monumentos retratando personalidades de Caxias como Gonçalves Dias, Coelho Neto, Celso Antônio de Meneses, Teófilo Dias, João Mendes de Almeida, Vespasiano Ramos, Raimundo Teixeira Mendes, Elpídio de Brito Pereira, além da homenagem ao poeta Salgado Maranhão. 

Para saber mais sobre a biografia dos homenageados e os atrativos turísticas da cidade, é possível ler o QR Code na obra e ser direcionado ao site turismo.ma.gov.br/beirariocaxias.

“Mais do que concreto, madeira e revestimento, essa obra é construída com amor, com paixão. Em cada detalhe queremos dizer que essa terra tem na sua identidade a cultura, a história, e que precisamos cada vez mais reforçar”, destacou o secretário Catulé Júnior na cerimônia de inauguração.

O espaço foi todo revitalizado com a inserção de playgrounds, academia ao ar livre, quiosques com banheiros, espaços de vivência e totens informativos, além de escadas, rampas de acessibilidade, guarda corpo no entorno, iluminação estratégica e espelhos d’água.  

Aldeias Altas

Aldeias Altas recebeu a revitalização do Mirante onde fica situada a estátua de São João Batista, padroeiro do município. O local também ganhou três quiosques para comercialização de alimentos, banheiros, um totem, guarda corpo no entorno, iluminação e sinalização.

São João do Sóter

A comitiva do Governo do Estado finalizou a extensa agenda em São João do Sóter com a entrega da reforma da Casa de Cultura Sóter Mendes e do Balneário Cícero Rocha. 

Em parceria com a prefeita Josa de São João do Sóter, a obra de reforma da Casa de Cultura comtemplou melhoria nas fachadas, portas e janelas, além de melhorias no acabamento interno como pintura e piso. A Casa de Cultura irá abrigar uma escola de música e também um café e um museu em homenagem a Eugênia Campos, uma das primeiras moradoras do município. 

No Balneário, foram implementadas diversas melhorias, entre elas a instalação de uma estrutura de base para o Píer, construção de quiosques e calçadas ao longo de toda orla. No local, também haverá academia ao livre para a prática de atividades físicas e parquinhos com vários brinquedos para as crianças.