O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Secma faz doação de livros para projeto social de Alcântara

Cinquenta livros doados pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), irão compor o acervo da biblioteca infantil do projeto social Criança Feliz, da comunidade de Curuçá, no município de Alcântara (MA). Ao todo, este ano, a BPBL já realizou a doação de 3.200 livros para bibliotecas municipais e comunitárias de São Luís e outros municípios maranhenses.

O projeto social foi abraçado por estagiários da EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), que se voluntariam para ajudar a montar a biblioteca infantil.

Segundo Aline Nascimento, diretora da Biblioteca Pública, o órgão está à disposição de todas as instituições que necessitem de informação, de conhecimento e de leitura. Para ajudar no fomento à cultura, de uma forma geral.

“É importante a gente poder fazer essa doação do acervo para um trabalho voluntário que os estagiários estão desenvolvendo na comunidade de Alcântara. E é muito bom poder fomentar a prática da leitura entre todas as crianças do Maranhão e fora do estado. Esse é um compromisso da Secretaria de Cultura de apoiar as bibliotecas  de modo geral, as atividades de extensão e todas as ações que envolvam a leitura, a informação, a cultura, e o desenvolvimento social como um todo”, disse a gestora.

Gabriel Mateucci Cassia, que representou a EMAP no recebimento dos livros, contou que todos os anos os estagiários da empresa se reúnem para fazer uma ação social e que este ano eles decidiram ajudar o projeto social Criança Feliz, que vai beneficiar dezenas de crianças com idades entre 3 a 15 anos.

“Esse projeto tem atividades como alfabetização, reforço escolar, então, a nossa ideia foi de ajudar a montar uma biblioteca infantil para essas crianças, que tem um déficit grande desse material. Começamos a pedir as doações e arrecadamos com funcionários, amigos, parentes dos estagiários e também da Secretaria de Cultura, por meio da Biblioteca Pública”, disse.