Secma divulga resultado do Conexão Cultural 4

A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) divulgou, nesta sexta-feira (23), o resultado final da quarta edição do edital Conexão Cultural. Foram selecionadas 1.000 produções artísticas inéditas, em vídeos, nas mais diversas modalidades culturais, que receberão o recurso de R$ 1.500,00.  A partir da publicação dos resultados, o artista deverá aguardar o recebimento do auxílio.

A abertura de mais uma edição do Conexão Cultural foi divulgada pelo governador Flavio Dino, no dia 3 de março, para compensar financeiramente a classe artística, uma vez que estão suspensos, via decreto estadual, a realização de festas, shows e qualquer outro tipo de evento público.  Ao todo, o edital recebeu 2.978 inscrições. O pagamento do auxílio será feito com recursos do tesouro estadual e os repasses começam a ser efetuados a partir da próxima segunda-feira (26). 

A análise de vídeo, última etapa, teve como critério produções artísticas inéditas, em vídeo finalizado, para difusão em plataformas digitais de hospedagem aberta (como o YouTube, por exemplo), após a análise dos pedidos de reconsideração de propostas.

De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, o resultado veio após um árduo trabalho dos servidores da Secma, e da Comissão de Avaliação, na realização de análise documental, de recursos, análise de vídeos, pós-recursos, e finalmente, a aprovação final. O gestor considera que com isso, o governo do estado consegue ajudar muitas pessoas da classe artística, especialmente nesse momento difícil de pandemia.  

“Nós conseguimos lançar o resultado do edital Conexão Cultural 4, um edital que visa fomentar a produção cultural em tempos de pandemia e, com esse concurso de vídeo, conseguimos contemplar inicialmente 1.000 selecionados. Mas temos ainda pessoas que passaram no edital e que não estavam dentro do número de vagas inicial. Então, estamos trabalhando para conseguir mais recursos e iremos chamar, pela ordem de classificação, à medida que formos conseguindo recursos, até o máximo que consigamos atender nesse momento difícil que sabemos que todos estão passando, principalmente a cultura por estar impedida de exercer a sua atividade cultural de forma plena, devido as restrições impostas pelas autoridades sanitárias, para que a gente possa combater o vírus. Esperamos que com isso possamos fazer com que esses profissionais da cultura possam ter recursos agora nesse momento tão difícil”, disse o secretário.

Comissão

Segundo o presidente da Comissão de Seleção Artística do edital, Waldemir Nascimento, as mil produções artísticas selecionadas representam variadas linguagens, como artes cênicas, literatura, artes visuais, dança, música, cultura popular, entre outros. 

A Comissão foi formada por profissionais de renomado saber e conhecimento técnico nas mais diversas áreas artístico-culturais e para avaliar as propostas levou em consideração itens como: portfólio das atrações, o ineditismo das propostas, a concepção artística, a criatividade e a relevância das propostas e a contribuição das atrações para difusão, valorização e preservação da cultura maranhense, com pontuações que vão de 0 a 100.

“Cerca de 240 proponentes entraram com recurso nessa última fase, de vídeo, então agora temos esse resultado que contemplou variadas modalidades artísticas com pontuações em ordem decrescente. Passamos pelo mérito artístico e fomos os mais democráticos possível nessa avaliação, que tem representantes em diversas categorias. Levamos em conta o mérito artístico dessas produções que vão chegar aos mais variados públicos, para que seja do agrado de todos”, disse Waldemir. 

Edital pioneiro

O edital Conexão Cultural é uma medida pioneira do Governo do Maranhão, que foi criado para atender emergencialmente os fazedores e trabalhadores da cultura que, infelizmente, foram e ainda estão impedidos de executar os seus trabalhos por conta das medidas de restrição de combate ao coronavírus.

As propostas que não constam na lista de selecionadas podem aguardar uma segunda chamada, caso a Secma consiga um novo montante de recursos. 

Os proponentes interessados em saber o detalhamento da análise de sua proposta e a pontuação no edital podem solicitar à Comissão de Seleção Artística pelo e-mail: comissaodeselecao@secma.ma.gov.br, informando no título do e-mail o número da inscrição ou através de ofício protocolado na Secma.