Secid apresenta Projeto Social às famílias do Residencial José Chagas, no bairro São Francisco

A Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) apresentou o Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) às famílias contempladas com apartamentos no Residencial José Chagas, no bairro São Francisco. O evento foi realizado nesta quarta-feira (25), com a participação do secretário da Secid, Raimundo Reis e equipe técnica envolvida na ação.

O objetivo do Trabalho Técnico Social é estreitar o relacionamento entre a gestão e moradores, proporcionando informação e orientação sobre a nova morada e a vida em comunidade. O plano vai realizar ações mobilizadoras, de organização comunitária, educação sanitária e ambiental, além de atividades para geração de trabalho e renda.

São alvo as comunidades da Vila Jumento, Portelinha e Ilhinha, que foram contempladas com apartamentos no residencial.

“O foco é a preparação destas famílias para a transferência ao novo local de moradia, propiciando a eles melhores condições de vida e para melhor usufruírem deste benefício. A participação da comunidade em todos os momentos deste projeto será estimulada por meio de um processo educativo, que os leve a refletir sobre a realidade em que vivem. O trabalho propõe ainda uma integração social entre os moradores e despertar para que desenvolvam a autogestão individual e comunitária”, esclarece o titular da Secid, Raimundo Reis.

As famílias vão participar de reuniões, oficinas, trocas de experiências, atividades diversas e cursos de capacitação profissional. O plano prevê ainda formação de Grupo de Governança Local (GDL), a ser eleito pelos próprios moradores, com fins a fortalecer e assegurar o desenvolvimento das ações, de forma democrática e participativa. “A iniciativa busca a sustentabilidade dessas famílias, por meio de eixos de atuação para que os oriente na permanência em suas moradias”, esclarece a coordenadora do Departamento Social da Secid, Daniele Ferreira.

Pautado nos eixos de Mobilização e Organização, Fortalecimento Social, Desenvolvimento Sociecônomico e Assessoria à Gestão Condominial, o Projeto Técnico Social vai estimular o desenvolvimento de ações coletivas. É um investimento do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal. Localizado na Avenida Ferreira Gullar, Ilhinha, o Residencial José Chagas é composto de oito blocos de 32 apartamentos, totalizando 256 unidades. Nas áreas do entorno, possui espaço para empreendimentos de áreas como saúde, educação e cultura.

A iniciativa é do Governo do Estado, coordenada pela Secid e integra o Plano Técnico de Trabalho Social do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Ponta do São Francisco. As atividades alcançam 256 famílias. O evento aconteceu no Centro de Obras Sociais São Francisco.