Sebrae premia mais de 40 Salas do Empreendedor no Maranhão

Foco no cliente passa por atender bem, e reconhecer boas práticas é um incentivo na busca pela excelência. Por isso, na manhã desta quinta-feira (21), o Sebrae Maranhão premiou 45 Salas do Empreendedor que se destacaram no atendimento no ciclo 2023. O Selo Sebrae de Referência em Atendimento, iniciativa que avalia a qualidade dos serviços prestados pelas Salas, certificou 6 delas na categoria bronze, 9 na prata e 30 na ouro. A solenidade ocorreu no Multicenter Negócios e Eventos, na capital São Luís.

“Foi muito emocionante, porque é um reconhecimento ao nosso trabalho, à nossa dedicação, aos nossos atendidos lá de Barreirinhas, ao nosso povo. Nós conquistamos, nos esforçamos muito para fazer o melhor atendimento, e o selo vem confirmar que estamos no caminho certo, trilhando para o próximo passo, que é o ouro”, conta a secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Barreirinhas, Mari Lençóis, após receber o selo prata acompanhada da equipe da Sala do Empreendedor de Barreirinhas, que realizou mais de dois mil atendimentos em 2023, segundo ela.

A Sala do município de Guimarães, além de ter sido agraciada com o selo ouro, também foi uma das três a alcançarem o melhor resultado nessa edição. Na cerimônia do ano passado, a Sala situada na cidade recebeu selo prata. De acordo com o prefeito de Guimarães, Osvaldo Gomes, a premiação coroa o trabalho feito em parceria com o Sebrae. “O sentimento é de felicidade. Esse é o resultado de um trabalho de grupo”, destaca o gestor. 

As Salas do Empreendedor são locais de atendimento das Prefeituras para facilitar os processos de abertura de empresas, regularização e baixa, assim como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI’s). Das 157 Salas ativas no Maranhão em 2023, 112 fizeram inscrição para concorrer nessa edição da premiação, quase o dobro do número de inscritas no ciclo 2022, com 65. Houve ainda aumento de mais de 100% no número de premiados em relação à edição anterior, que teve 22 reconhecidas.

“A disseminação dos resultados obtidos pelas Salas do Empreendedor ganhadoras do selo nas edições anteriores acabou estimulando novas adesões no ciclo 2023. Além disso, também passamos a atuar em mais localidades no ano passado por meio das Salas, quantitativo esse que segue crescendo”, comenta Marina Lavareda, gerente da Unidade de Atendimento do Sebrae no Maranhão.

Vencedores

As Salas de Anapurus, Chapadinha, Mirinzal, Presidente Vargas, Santa Luzia do Paruá e São Bento foram premiadas na categoria bronze. Na prata, receberam o selo Barreirinhas, Cajapió, Grajaú, Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Porto Franco, Timon, Trizidela do Vale e Tuntum. Levaram ouro as Salas de Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Codó, Estreito, Governador Nunes Freire, Guimarães, Humberto de Campos, Lima Campos, Matinha, Nina Rodrigues, Parnarama, Pastos Bons, Pedreiras, Pinheiro, Rosário, Santa Helena, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, São Domingos do Maranhão, São José de Ribamar, São Luís — Anjo da Guarda, São Luís — Cohab, São Pedro da Água Branca, Sucupira do Norte, Turilândia, Urbano Santos, Vargem Grande e Viana. Ficaram entre as top 3 as Salas de Governador Nunes Freire, Guimarães e Parnarama.

ConectaCom

A solenidade de entrega do selo ocorreu durante o ConectaCom, I Convenção da Rede de Atendimento do Sebrae e Parceiros. O evento reuniu colaboradores do Sebrae, agentes, consultores, atendentes das Salas do Empreendedor e parceiros de todo o estado. O intuito é ampliar a percepção de valor dos serviços oferecidos aos empreendedores pela instituição, direta ou indiretamente, frisa o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo.

“O Sebrae Maranhão está muito feliz em poder reunir toda a nossa rede de atendimento, interna e externa, e os nossos parceiros para levar conhecimento e gerar mais integração. Todos são essenciais para alcançarmos o nosso propósito de transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do nosso estado. Temos feito muito, mas sabemos que ainda podemos melhorar. Por isso, de olho no que há de mais atual, o foco desse encontro será aprender sobre a experiência do cliente 360°”, ressalta o dirigente.

Além da solenidade de entrega do Selo Sebrae de Referência em Atendimento, o evento traz programação técnica abordando as temáticas Mindset de Crescimento, Cliente no Centro, Inteligência Artificial e Cultura de Dados. A agenda se estende até sexta-feira (22).