O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
MunicípiosÚltimas Noticias

Sebrae participa de sessão na Câmara de Vereadores de Santo Amaro para discutir segurança do turismo nos Lençóis Maranhenses

A segurança é fator essencial para a manutenção e crescimento dos destinos turísticos. Essa questão se torna cada vez mais determinante para a escolha dos visitantes, especialmente em locais de grande procura, como os Lençois Maranhenses, que estão entre os destinos mais procurados do Brasil e recentemente declarado  Patrimônio Natural da Humanidade.

Com foco em contribuir com estratégias para solucionar questões ligadas ao tema, no último dia 30, o Sebrae participou de sessão pública realizada pela  Câmara Municipal de Vereadores de Santo Amaro, que gerou como um dos principais resultados a criação de grupos de trabalho voltados para a implantação de um sistema de Gestão de Segurança para o Turismo nos Lençóis Maranhenses. 

Além do Sebrae, participaram representantes da Guarda Civil Municipal, Centro Tático Aéreo (CTA), Polícia Militar do Maranhão – PMMA, Bombeiros – CBMMA, ICMBio, Prefeitura de Santo Amaro, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município. A sessão pública foi solicitada pela Secretaria Municipal de Turismo, com base na Legislação e Normas de Segurança, em conformidade com a Lei Geral do Turismo (Lei 11.771/2008, Art. 34). O objetivo principal é minimizar os riscos de acidentes, manter a segurança do destino turístico e atender à legislação vigente, garantindo a segurança tanto de turistas quanto da população local.

O Secretário Municipal de Turismo de Santo Amaro, Jackson Sousa reforçou a importância de tratar a segurança do parque de forma integrada. “Garantir a segurança no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um desafio que precisa ser enfrentado com seriedade e planejamento. Precisamos envolver todos os parceiros nesse processo: setor público, iniciativa privada, sociedade civil e turistas. Não se trata apenas de prevenção de acidentes, mas de elevar a conscientização de todos os envolvidos na cadeia do turismo para a importância desse requisito”, destacou Sousa.

Destino em alta: atenção com a segurança redobrada 

Com a alta temporada se aproximando, espera-se que os Lençois Maranhenses recebam cerca de 300 mil turistas neste ano. Em 2024, o parque recebeu mais de 223 mil visitantes. Para garantir uma experiência segura, um dos focos do sistema de Gestão de Segurança será o investimento em soluções de comunicação para integração das forças de segurança, equipes médicas, condutores e operadores. Também prevê-se o uso de tecnologias para aprimorar o monitoramento das operações em tempo real e garantir que os incidentes sejam reportados de forma eficaz e tratados com agilidade.

Thiago Soussin, operador de turismo em Santo Amaro, ressaltou a importância de definição das melhores formas de atuação e implementação de procedimentos para garantir o crescimento sustentável do Turismo na região. “Ao longo do tempo, vimos o aumento do número de visitantes e, ao mesmo tempo, temos o desafio de atender às necessidades da população local, particularmente com os empresários e as agências da cidade. Este é um trabalho fundamental, que agora estamos vendo concretizar-se”, disse ele.

Atuação Sebrae gera impactos positivos – O Sebrae, que atua nos municípios de Santo Amaro do Maranhão, Barreirinhas, Paulino Neves, Tutóia e Araioses, integrantes da Rota das Emoções no Maranhão, tem um cronograma de ações de segurança, privilegiando as orientações para os empresários do setor. Esse trabalho vem sendo implementado desde 2023, denominado “Sinal Verde para uma Rota mais Segura”. Entre as ações já executadas, estão seminários e oficinas técnicas, elaboração de diretrizes e manuais, minutas de lei para ordenamento da atividade nos municípios da Rota, cursos de gestão empresarial e para condutores de turismo, consultorias especializadas e campanhas de conscientização do empresário e da sociedade. 

A coordenadora do NAE do Sebrae em Barreirinhas, Jeane Soeiro,  ressaltou o papel do Sebrae no processo de ampliação da segurança na Rota das Emoções. “A segurança é um pilar essencial para a sustentabilidade do Turismo na região, e o Sebrae tem trabalhado constantemente para orientar e capacitar os empresários e profissionais que atuam no setor. Nosso objetivo é oferecer suporte técnico e estratégico, garantindo que as boas práticas sejam aplicadas de forma efetiva. Com programas de capacitação, consultorias especializadas e diretrizes de segurança, estamos fortalecendo a base para que o turismo aconteça de maneira organizada e segura para o turista e para o meio ambiente”, afirmou a coordenadora.

Jackson Santos, também opinou em igual sentido, destacando a importância dessa iniciativa para a melhoria da operação turística na região. “O Sebrae, mais uma vez, está presente para nos apoiar. Estamos buscando o apoio de todos os setores, e o Sebrae tem sido um grande parceiro. Trabalhamos para estabelecer critérios de credenciamento e regulamentação, e, estimular um ambiente de integração entre todos os atores públicos de segurança, sociedade civil e empresários. Isso é essencial para proporcionar segurança na nossa operação”, destacou o secretário de Turismo de Santo Amaro.