SBCO tem nova diretoria regional no Maranhão
Foi empossada na última sexta-feira (20) durante reunião no restaurante Coco Bambu em São Luís a nova diretoria regional Maranhão da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). Os médicos e sócios da Rede Onco, Gumercindo Leandro Filho e Jorge Lyra assumiram a presidência e secretaria geral da entidade, respectivamente. A SBCO é uma sociedade civil sem fins lucrativos e tem por objetivo congregar cirurgiões oncológicos de todo o Brasil, envolvidos no tratamento do câncer.
Recém empossado presidente, o médico Gumercindo Leandro Filho, diz que o desafio da nova gestão é tornar a cirurgia oncológica ainda mais conhecida, divulgar sua importância e contribuir para a eficácia dos tratamentos oncológicos, além de interagir com outras sociedades médicas que também lidam com esses pacientes.
“Podemos juntos fazermos ações para melhorar a vida do paciente”, afirma. Ele disse que uma das metas de sua gestão é adotar uma postura mais inclusiva, reunindo todos os entes que lidam com pacientes oncológicos para que eles possam ter o diagnóstico e tratamento adequados.
Ele disse, ainda, que o braço regional da SBCO deve discutir ações conjuntas com os serviços público e privado a fim de melhorar o acesso dos pacientes a exames de diagnóstico e também agilizar o tratamento adequado.
O presidente da SBCO-MA, Gumercindo Filho, alerta que com a Pandemia da Covid-19 muitas pessoas deixaram de fazer os exames preventivos de vários tipos de câncer. Com isso, segundo ele, há uma estimativa de crescimento de cerca de 60% da doença nos próximos anos e, em alguns casos, já em estágio avançado, dificultando o tratamento.
Sobre a cirurgia oncológica
A cirurgia oncológica é considerada um dos tripés para o tratamento de pacientes com diagnóstico positivo para o câncer, apoiada, principalmente, pela quimioterapia e radioterapia. Em síntese, a especialidade representa um tipo de tratamento do câncer que consiste na retirada do tumor por meio de uma operação cirúrgica. Seu objetivo principal é remover parcial ou totalmente o tumor do corpo humano.