Saúde Masculina em Pauta no Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ)
Em alusão à campanha Novembro Azul, o Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ) realizou uma importante ação de conscientização sobre saúde masculina e prevenção do câncer de próstata. O evento contou com uma palestra do renomado urologista Dr. Antônio Sérgio Minervino e o relato emocionante de José Joacino Costa, aposentado que superou a doença. A iniciativa foi direcionada a profissionais de saúde que atuam na unidade, reforçando a necessidade de atenção redobrada com a saúde masculina.
Dr. Minervino destacou dados alarmantes sobre o câncer de próstata, ressaltando que é a quinta neoplasia mais comum do mundo em números de casos novos e vem a ser a causa mais comum de câncer em homens; com altíssima incidência no Maranhão e no Piauí.
A palestra abordou desde os principais fatores de risco até os avanços no tratamento do câncer de próstata, passando por recomendações sobre exames regulares, como o toque retal e o PSA, essenciais para a detecção precoce. O urologista também destacou outra doença que é comum no país e cuja principal causa é a falta de higiene masculina adequada: O câncer de pênis, que pode levar à amputações e até a morte. E mais, o câncer de testículo, que muitas vezes se dá de forma silenciosa e indolor.
“Precisamos priorizar a saúde masculina, e nessa palestra abordamos não apenas questões ligadas ao câncer de próstata, de pênis e de testículo mas também fatores como controle da hipertensão e da diabetes. Destacamos a importância de uma alimentação saudável e o controle do peso como medidas preventivas importantes, e a higiene adequada das partes íntimas, que pode evitar o câncer de pênis. Mas é necessário também a visita periódica ao urologista para exames preventivos regulares” resumiu o Dr. Antônio Minervino.
“A saúde masculina precisa ser uma prioridade, e eventos como este são fundamentais para quebrar tabus e promover a conscientização dos profissionais que lidam diretamente com a saúde dos pacientes e que precisam antes de tudo, priorizar a sua própria saúde”, frisou o Diretor Geral do HSE – HSLZ Plínio Tuzzolo.
Para a Diretora Médica Dra. Sílvia Mochel as ações realizadas mensalmente, em diversas campanhas de prevenção, ajudam na conscientização de cada colaborador. “Promovemos várias ações, a exemplo do Outubro Rosa e agora Novembro Azul, e cada uma dessas ações é extremamente relevante para aumentar o cuidado com a saúde e a conscientização de nossos times multidisciplinares” ressaltou ela.
Relato inspirador de vem venceu a doença após uma experiência de preconceito e descaso
Nada como o exemplo real para inspirar ainda mais as pessoas e mostrar o perigo do preconceito. Um dos momentos mais marcantes da ação foi o depoimento de José Joacino Costa, que estava acompanhado da esposa Enei Costa e compartilhou sua experiência na luta e vitória contra o câncer de próstata. O aposentado fez questão de compartilhar sua jornada de preconceito e descaso, que o levou a uma forma avançada de câncer de próstata:
“Eu estava fazendo outra consulta médica para tratar uma hérnia, quando fui encaminhado a um urologista, pois reclamei que estava urinando muito a noite. Quando fiz o exame de toque retal o médico diagnosticou alguma alteração e me alertou que precisava ser acompanhado. Mas eu acabei adiando esse tratamento por puro preconceito e descaso. Mas minha esposa notou alguns sintomas e me obrigou a voltar ao urologista meses depois. Aí já fui diagnosticado com um câncer mais avançado, e precisei fazer uma cirurgia robótica para retirada da próstata. Fiz o tratamento completo incluindo a radioterapia e hoje levo uma vida saudável. Mas tenho muito arrependimento de não ter cuidado no início, como devia. Que o meu depoimento alerte outros homens a não terem preconceito e priorizarem sua saúde”, disse seu Joacino, que fez questão de destacar a importância do apoio médico e familiar ao longo do tratamento. Seu relato emocionou a plateia, reforçando o papel da prevenção e do cuidado contínuo com a saúde.
Essa ação no HSE-HSLZ integra uma série de iniciativas realizadas ao longo do ano para promover a saúde e o bem-estar dos funcionários. E reafirma o papel essencial das instituições de saúde na promoção de uma cultura de prevenção e cuidado.