Saúde do sistema digestivo auxilia na prevenção de doenças e reduz os níveis de ansiedade e estresse1

Comemorado no dia 29 de maio e com o apoio de Dulcolax e de Enterogermina, produtos do portfólio de Consumer Healthcare da Sanofi, o Dia Mundial da Saúde Digestiva tem como objetivo alertar a população sobre a importância do cuidado, da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças do sistema digestivo. Formado por dez órgãos, entre eles boca, estômago, fígado e intestinos delgado e grosso, também influencia em diferentes aspectos da vida, como na saúde mental.

Entre as diversas funções dos órgãos que compõem o sistema digestivo, o intestino delgado é responsável pela produção de 95% da serotonina do organismo. O baixo nível desse hormônio, responsável por regular o humor, sono e as funções cognitivas, pode desencadear ansiedade, depressão e outros distúrbios mentais¹.

Além disso, o microbioma intestinal representa 70% do sistema imunológico do corpo humano com bactérias essenciais para o combate a diversas doenças. As dezenas de trilhões de microrganismos podem, juntas, pesar até 2,72kg²;³. Também parte do aparelho digestivo, o fígado – segundo maior órgão do corpo – atua em mais de 500 funções essenciais no organismo4. Além de realizar a desintoxicação natural de componentes como gordura e álcool, ele também trabalha 24 horas no armazenamento de nutrientes dos alimentos que consumimos, na produção de proteínas, digestão de medicamentos e tem um papel fundamental no sistema imunológico4.

Em última análise, nosso sistema digestivo influencia mais do que apenas a nossa digestão. Tem poder sobre o nosso bem-estar e saúde em geral. A microbiotaa intestinal quando saudável, tem um efeito positivo até mesmo sobre as emoções, pois através de uma substância chamada neurotransmissor, ajudam a regular a atividade cerebral, podendo influenciar a ansiedade. 10

Os probióticos são responsáveis por manter a microbiota instentinal equilibrada. Existem duas maneiras de obtê-los: uma é por meio de alimentos fermentados como chucrute e kimchi e bebidas como kefir e kombucha. Uma segunda maneira é por meio de suplementos probióticos. 11

Sobre Dulcolax® 

O sistema digestivo do corpo humano desempenha múltiplas funções no organismo, impulsionando o equilíbrio da saúde de todo o corpo. Dulcolax® (bisacodil) conta com revestimento entérico que age apenas onde é necessário, no intestino, para alivio eficaz da prisão de ventre entre 6 a 12 horas. O laxante é indicado em casos de constipações intestinais, no preparo para procedimentos diagnósticos, no pré e pós-operatório e em condições que exigem uma evacuação facilitada. Para mais informações leia atentamente a bula ou ligue para nosso Atendimento ao Consumidor:  0800-703-0014. MS 1.0367.0022. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Sobre a Sanofi

A Sanofi dedica-se a apoiar as pessoas ao longo de seus desafios de saúde. Somos uma companhia biofarmacêutica global com foco em saúde humana. Prevenimos doenças por meio de nossas vacinas e proporcionamos tratamentos inovadores para combater dor e aliviar sofrimento. Nós estamos ao lado dos poucos que convivem com doenças raras e dos milhões que lidam com doenças crônicas. Com mais de 100 mil pessoas em 100 países, a Sanofi está transformando inovação científica em soluções de cuidados com a saúde em todo o mundo. Sanofi, Empowering Life, uma aliada na jornada de saúde das pessoas.