SÃO LUÍS – Roda de conversa sobre câncer de mama é realizada na PGJ
O Ministério Público do Maranhão encerrou na manhã desta quarta-feira, 18, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em São Luís, a Roda de Conversa sobre a prevenção ao câncer de mama. A atividade faz alusão ao Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de mama.
A programação, organizada pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAO-Saúde), ofertou o serviço de marcação de consultas médicas e agendamento do exame de mamografia, totalizando 154 agendamentos. As marcações foram realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Central de Regulação Ambulatorial, com apoio da coordenadora Mercia Karolinne Gonçalves Lima.
Ana Lígia Sousa dos Santos, servidora terceirizada do MPMA, agendou a consulta com o mastologista e a mamografia. “Na minha família temos um caso de câncer de mama, então estou fazendo essa prevenção. Meus filhos precisam de mim e eu tenho que cuidar da minha saúde”, afirmou.
A recepcionista Edlene Martins Braga também aproveitou a oportunidade para atualizar a mamografia. “Eu estava tentando agendar a mamografia e só agora consegui. Precisamos nos prevenir”.
Em sua apresentação, a promotora de justiça de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAO-Saúde), Glória Mafra, destacou que o câncer de mama é um dos que mais mata mulheres no Brasil. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o número de novos casos no país, entre 2023 e 2025, vai ultrapassar a marca de 73 mil.
Glória Mafra abordou os fatores de risco, a exemplo de idade e gênero, histórico familiar e exposição hormonal. Além disso, a titular da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde alertou sobre os sintomas a serem observados pelas mulheres: nódulos, mudanças na pele, saída de secreção, inchaço ou dor nos seios.
“É importante destacar que a ausência desses sinais não exclui a necessidade de ir ao médico e de realizar a mamografia. Não devemos nos consultar com o Google. Precisamos buscar uma avaliação profissional. O alerta é extremamente importante pois muitas mulheres realizam a mamografia e não retornam ao médico”, alertou Glória Mafra.
Ao final da roda de conversa, Glória Mafra agradeceu a receptividade dos participantes e enfatizou que a informação é necessária para lutar contra a doença. “A gente deu oportunidade ao nosso público para agendar a mamografia e a consulta com mastologista. Nosso esforço é feito para divulgar a importância da prevenção que passa também pela realização da mamografia. ”
A Roda de Conversa também foi realizada nas Promotorias de Justiça da Capital e no Centro Cultural do MPMA na segunda e terça-feira, 16 e 17.