Plantão

São Luís recebe selo em boas práticas de Cidade Inteligente em evento sobre Big Data

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), realizou, na terça-feira (7), no Teatro da Cidade (Centro), o evento São Luís Inteligente. A iniciativa é o primeiro passo para o lançamento da consulta pública do Plano Municipal Cidade Inteligente de São Luís. Na ocasião, o Município recebeu o selo prata em boas práticas de Cidade Inteligente, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2023.

Durante o evento, foi apresentada a política de inovação para o Município, com o objetivo de envolver a população na construção do Plano Municipal Cidade Inteligente de São Luís. Esse evento foi o primeiro passo para o lançamento da consulta pública do Plano Municipal Cidade Inteligente (PMCI) de São Luís, que será no dia 28 de novembro.

O PMCI é uma iniciativa que pretende transformar São Luís em uma cidade mais conectada, eficiente e sustentável, por meio do uso estratégico da economia criativa e da inovação, abrangendo diversas áreas do desenvolvimento urbano: educação, saúde, segurança e meio ambiente.

Durante a cerimônia, a Prefeitura de São Luís recebeu o selo prata em boas práticas de Cidade Inteligente, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2023, mérito que se dá pela contratação do Plano Municipal São Luís Inteligente, com destaque para o termo de cooperação técnica do uso de Big Data com o Banco de Desenvolvimento Interamericano (BID), além do fato da Prefeitura possuir uma secretaria com pasta específica de Cidades Inteligentes, a Semispe, e de ter em seu Plano Plurianual (PPA), ações direcionadas à temática que contribuíram para a conquista do selo.

“Estamos hoje muito felizes em receber o selo prata. É um reconhecimento, fruto de um árduo trabalho que vem sendo desenvolvido na Semispe, que também conta com o grande apoio do nosso prefeito Eduardo Braide. Ele tem feito várias ações, investindo nesse tema, Cidades Inteligentes. Esse prêmio pertence à cidade de São Luís”, frisou a secretária Verônica P. Pires.

O evento contou com a palestra “Big Data para Cidades Inteligentes”, ministrada por Maurício Bouskela, especialista em transformação digital, cidades inteligentes e desenvolvimento urbano.  “Durante a palestra, expus a parte conceitual sobre cidades inteligentes, a importância dos dados e uma série de exemplos aplicados que podem servir como inspiração. A Prefeitura de São Luís, por meio da Semispe, está de parabéns por essa iniciativa. Minha gratidão pelo convite de estar com vocês esta noite”, destacou Maurício Bouskela.

Também esteve presente ao evento, Vitor Antunes, especialista em políticas para cidades inteligentes, representante do Consórcio São Luís Smart City, que apoia a Prefeitura na elaboração do Plano. “O Plano São Luís Inteligente vai colocar o Município na vanguarda, como primeira cidade a aplicar, de fato, a política nacional de Cidades Inteligentes e, com certeza, trará muitos incrementos em diversos setores”, disse Vitor Antunes.