SÃO LUÍS – Realizada primeira etapa do concurso público para promotor de justiça substituto
Foi realizada neste domingo, 20, a primeira etapa do concurso público para promotor de justiça substituto do Ministério Público do Maranhão. A etapa preambular (etapa com questões objetivas) foi realizada no Colégio Dom Bosco, no bairro Renascença; no Instituto Federal do Maranhão, do Monte Castelo; na Faculdade Edufor, no Turu; no Centro Universitário Santa Terezinha (Cest), no Anil.
Os portões foram abertos às 12h15, e as provas iniciadas às 13h15. Ao todo, foram deferidas 3.352 inscrições, resultando em uma concorrência de 335 candidatos por vaga. O certame tem organização do Instituto AOCP.
Formada por membros e servidores do MPMA e por representantes do Poder Judiciário e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), a Comissão de Concurso acompanhou o andamento dos trabalhos.
“Acabamos de nos reunir, a comissão toda, com nossos promotores de justiça, procuradores, a OAB, a magistratura, representantes de todos esses dois órgãos, e estamos nos deslocando para os locais onde serão efetuadas as provas, com muita tranquilidade”, destacou o presidente da Comissão do Concurso, o procurador de justiça Eduardo Nicolau, momentos antes do início das provas.
Para o promotor de justiça Reginaldo Júnior Carvalho, membro auxiliar da Comissão, esse é um momento marcante para a sociedade e para o Ministério Público do Maranhão, que volta a fazer um concurso para ingresso de membros. “Contamos com a realização de uma prova em um ambiente tranquilo, com segurança e extremamente transparente”, avaliou.
Reginaldo Júnior Carvalho também destacou o empenho, ao longo dos últimos meses, da equipe de apoio da Comissão do Concurso, formada pelos servidores: José Edson Maia Júnior; Adriana Braid; Marylucia da Silva Nunes; Helves Nogueira; Maria dos Remédios Ribeiro; Ricardo Coelho; Sebastião Carvalho e Daniella Salomão.
Além da prova preambular, o certame terá as etapas da prova discursiva, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico, sindicância da vida pregressa e investigação social, prova oral, prova de tribuna e avaliação de títulos.