O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

SÃO LUÍS – Por Recomendação do MPMA, Prefeitura está imunizando idosos que não se vacinaram na data marcada

Em atendimento a uma Recomendação do Ministério Público do Maranhão, emitida no último dia 27 de abril, a Prefeitura de São Luís instalou nesta segunda-feira, 17, na sede do Senai, na BR-135, no Tibiri, um posto de vacinação contra a Covid-19 para imunizar pessoas idosas da zona rural do Município que não conseguiram se vacinar nas datas previstas para suas faixas etárias. O posto vai atender a esse público até esta terça-feira, 18.

Autora da Recomendação, a promotora de justiça Glória Mafra, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de São Luís, justificou o pedido devido à dificuldade que os moradores da zona rural, bem como de outros bairros da zona urbana, têm para acompanhar as informações divulgadas por meio das mídias sociais da Prefeitura (como Instagram, Facebook e o site oficial) sobre a vacinação e o cadastramento dos grupos prioritários contemplados, conforme as fases de distribuição da vacina pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a representante do Ministério Público, um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio das Unidades Básicas de Saúde, identificou um quantitativo de mais de 2.100 idosos que ficaram sem se vacinar. A busca incluiu também moradores de bairros da zona urbana, como Itaqui-Bacanga, Cidade Operária, Tirirical e Centro. Nestes dois dias de vacinação só serão atendidos os moradores da zona rural. Os da zona urbana não vacinados serão incluídos em outra data a ser definida pela Semus.

“Nosso objetivo maior era atingir as pessoas mais vulneráveis que, por sua própria condição, não conseguiram se vacinar porque não tinham os meios para realizar o cadastramento”, afirma a promotora Glória Mafra.

Para facilitar o deslocamento desses idosos até o local da vacinação, a Prefeitura de São Luís está colocando ônibus à disposição deles, que saem das unidades municipais de saúde dentro de seus bairros.