SÃO LUÍS – MPMA vistoria estação de tratamento de esgoto na Tajaçuaba
Uma vistoria foi realizada na última sexta-feira, 26, no Residencial Ecotajaçuaba II, para verificar o funcionamento da estação de tratamento de esgotos do residencial, que está sob responsabilidade da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).
A inspeção foi realizada pelo promotor de justiça Luis Fernando Cabral Barreto Júnior e pelos servidores do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural Marcio Rodrigo da Silva Pereira e Larissa Rebeca Rego Santos Paixão. Técnicos da Caema e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente também acompanharam os trabalhos.
Foram vistoriados o ponto de entrada do esgoto doméstico e a sua distribuição pelos tanques de tratamento. A estação realiza dois tipos de tratamentos: o anaeróbio que utiliza bactérias que não necessitam de oxigênio para sua respiração e o aeróbico em que os microrganismos degradam as substâncias orgânicas, que são assimiladas como “alimento” e fonte de energia. Antes do lançamento final, existem cloradores que são utilizados para a desinfecção dos efluentes.
Após averiguação do funcionamento das etapas de tratamento, foi verificado o ponto de lançamento final do resíduo tratado, que ocorre em corpo hídrico próximo à estação. A equipe do Ministério Público do Maranhão verificou que o efluente apresentava cor similar à do local de lançamento e não apresentava odores característicos de lançamento de esgoto sem tratamento.