Giro de Noticias

SÃO LUÍS – MPMA inicia nova turma do grupo reflexivo para homens

Na tarde desta quinta-feira, 15, no auditório da sede das Promotorias de Justiça da Capital, foi dado início a mais uma turma do Grupo Reflexivo para homens. Formado por 30 pessoas que cumprem medida protetiva, esse é o segundo grupo masculino criado em 2023 sob coordenação do Ministério Público do Maranhão.

O programa do Grupo Reflexivo busca contribuir para a mudança de comportamento dos envolvidos em violência doméstica contra a mulher, combatendo o machismo e a misoginia.

Durante o encontro, a titular da 2º Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher de São Luís, Selma Regina Martins, coordenadora do programa, discutiu temas como violência de gênero, machismo, Lei Maria da Penha, masculinidade tóxica, entre outros. “Os principais motivos de assassinato de mulheres, no âmbito da violência doméstica, são o ciúme a não aceitação da separação. Os dois são resultado do machismo”, afirmou aos presentes.

A promotora de justiça também ressaltou que a Lei Maria da Penha foi criada para proteger a mulher, bem como o método do Grupo Reflexivo. “Essa experiência que vocês vão viver aqui vai servir para toda a vida e deve influenciar uma mudança de atitude em todas as esferas e relações sociais”, destacou Selma Regina.

Criado em 2020, no âmbito do MPMA, o Grupo Reflexivo reúne homens que respondem a processos de violência doméstica e que cumprem medidas protetivas de urgência, relativas a processos em andamento. De um total de cerca de 250 homens que já participaram dos grupos, não houve nenhum reincidente em casos de violência contra a mulher.