São Luís (MA) ganha Espaço Empreendedor da Fundação Dom Cabral

A Fundação Dom Cabral (FDC) se une ao NEDUC – Núcleo de Educação Comunitária do Coroadinho para a inauguração da quarta unidade do “Espaço Empreendedor Pra>Frente”, uma iniciativa da Educação Social da FDC para impulsionar o empreendedorismo popular por meio do desenvolvimento comunitário e econômico local. A unidade funcionará em São Luís (MA), na comunidade do Coroadinho, local que abriga projetos comunitários e sociais. O anúncio deste novo espaço, será realizado na próxima segunda-feira, dia 18 de
dezembro, a partir das 9h.

O Espaço Empreendedor contará com um educador social, indicado pela instituição e capacitado pela Fundação Dom Cabral, responsável pela aplicação da metodologia Pra>Frente. A jornada do empreendedor terá duração aproximada de 10 encontros presenciais, além de conteúdos online. As turmas começam em 2024 e a expectativa é que sejam capacitadas aproximadamente 100 pessoas ao longo do ano.

Em uma sociedade tão desigual como a sociedade brasileira, o empreendedorismo popular se torna um importante meio de sobrevivência para as populações menos favorecidas. A FDC acredita que, por meio da educação e da capacitação de qualidade gratuita, é possível o desenvolvimento das pessoas e da comunidade local.

“Sendo um dos maiores territórios em números de empreendedores da grande ilha de São Luís, o Coroadinho mostra que não é apenas um espaço de extrema vulnerabilidade e estigmatizado pela violência, mas sim um espaço potente em que nossos moradores podem ser transformados por meio da Educação e do Empreendedorismo”, explica a presidente do NEDUC, Christiane Mendes.

Esta será a terceira unidade inaugurada com recursos do BNDES; a primeira em BH foi somente com recurso da própria FDC. A Fundação Dom Cabral estima que, ao todo, sejam 12 hubs presenciais do Espaço Empreendedor até 2026, por todo o país. Até agora, foram inauguradas duas unidades em Belo Horizonte (MG) e uma em Curitiba (PR).

Plataforma Pra Frente>Play
O Pra>Frente Play é uma metodologia proprietária da Fundação Dom Cabral, desenvolvida com foco no comportamento empreendedor. A plataforma funciona como uma jornada de aprendizagem baseada em vídeos, podcasts, e-books e atividades práticas (missões) que combinam conteúdo e entretenimento no auxílio ao negócio do empreendedor popular. Por meio da plataforma Pra>Frente Play, a Fundação Dom Cabral (FDC) oferece aulas que buscam capacitar micro e nano empreendedores em Gestão e Empreendedorismo. Lançada em 2021, a plataforma possibilita uma jornada de aprendizagem e desenvolvimento de competências.