São Luís é uma das três capitais brasileiras que mantêm contágio da Covid-19 sob controle, revela Folha de S. Paulo

Monitoramento realizado pelo jornal Folha de S. Paulo e divulgado nesta quinta-feira (16) mostra que São Luís é uma das três capitais brasileiras que estão conseguindo manter o controle da taxa de contágio da Covid-19.   

“Das 27 capitais brasileiras, apenas Manaus, Recife e São Luís tem a situação por ora sob controle, com número reduzido de novas pessoas contaminadas a cada dia”, destaca a publicação. 

São Luís foi a primeira cidade do país a adotar o chamado lockdown [bloqueio total] das atividades não essenciais e o jornal ressalta que, desde meados de junho, a capital maranhense tem reduzido o número de novos casos da doença, mesmo com a retomada parcial e gradativa das atividades. 

A Folha de S. Paulo cita que a cidade de São José de Ribamar, que integra a região metropolitana de São Luís, também não vem conseguindo reduzir a disseminação do vírus. 

Além disso, segundo o monitoramento da Folha, São Luís é uma das oito cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes em que a “epidemia está sob controle”. A análise do jornal utilizou modelo estatístico desenvolvido por pesquisadores da USP, com base em estudo de epidemiologistas da Unesp. 

O modelo se baseia na evolução dos casos em cada local (cidade, estado, país) e tem como parâmetro um período de 30 dias, com mais peso para o período mais recente. Assim é medida “a forma como o número de novos casos cresce ou diminui”.

Maranhão

Em todo o Maranhão o contágio da doença também segue em estabilidade. O número de pessoas recuperadas do coronavírus no Estado já é quatro vezes maior que o de casos ativos.

A taxa de letalidade no Maranhão (2,53%) também se mantém abaixo da média nacional (3,86%), como vem acontecendo desde o início da pandemia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *