São Luís, 411 anos de boas energias: Equatorial Maranhão destaca projeto EQT Lab desenvolvido em casarão do Centro Histórico

Neste ano, em que São Luís comemora seus 411anos, a Equatorial Maranhão celebra a data com muitas ações realizadas na capital maranhense e destaca um projeto especial que tem deixado a Ilha do Amor ainda mais bela: o EQT Lab, que reúne as particularidades de um casarão adotado e recuperado pela Equatorial, localizado na Rua do Giz, e que hoje funciona como um laboratório de inovação.

Para conectar o futuro, com inovação e tecnologia e, passado, com valorização e representatividade histórica, todo o projeto do casarão foi acompanhado e validado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), já que a área é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Conheça o EQT Lab

O EQT Lab foi entregue no dia 15 de junho deste ano, fica em uma das ruas mais bonitas do país(Rua do Giz), e faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do grupo. É um espaço central para a execução de projetos estratégicos com foco em inovação e transformação digital. Sua estrutura conta com um auditório, salas de reunião e de trabalho para equipes de inovação, além de uma cafeteria.
O casarão possui aproximadamente 667 metros quadrados distribuídos em dois andares do prédio histórico que estava bastante deteriorado, com espaço moderno e inovador. Sua fachada, pisos e telhados foram preservados e restaurados para criar um ambiente único e inspirador. Coworking, salas de reunião e de aula, sala Design Thinking, laboratório maker, zona de descompressão e diversas outras áreas de trabalho e convivência compõem a arquitetura do EQT Lab.

A iniciativa visa incubar soluções tecnológicas do setor elétrico e promover a capacitação de times de desenvolvimento associados a projetos de P&D financiados pela Equatorial Energia. Estes projetos são contratados junto a universidades públicas e privadas, além de startups e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs). Dentre os objetivos centrais estão os de pesquisar e desenvolver soluções no setor elétrico, capacitar mão de obra especializada para inovação e transformação digital e aproximar o setor elétrico da academia, empresas e pesquisadores.

Horário de Funcionamento

Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, o EQT Lab disponibiliza salas de reunião e de trabalho para equipes de tecnologia, inovação e transformação digital do Grupo.

Para os visitantes, o espaço térreo oferece uma cafeteria aberta ao público, com opções de lanches e cafés especiais, um auditório para palestras, seminários, exposições e outros eventos dentro do cenário de pesquisas da ciência e da inovação. O pátio aberto interno é uma opção ao ar livre, totalmente acessível, que faz a experiência no EQT Lab ainda mais agradável e conectada com o ambiente, com destaque para a grafitagem do artista maranhense Hagar. Para entender as regras de uso dos espaços direcionados ao público, basta entrar em contato pelo e-mail agenda.eqtlab@eqtlab.com.br e fazer o agendamento.

O espaço disponibiliza também conteúdos virtuais divulgando programações, promovendo cursos, campanhas educativas, o que inclui palestras com temas relacionados ao empreendedorismo, setor de energias e tecnologias exponenciais. Para acompanhar essa agenda basta seguir o @eqtlab.grupoequatorial no Instagram.

Alinhar desenvolvimento, inovação e sustentabilidade tem sido um dos grandes desafios no mercado e, com foco nesse cenário, o Grupo Equatorial vem se aproximando cada vez mais das tendências e práticas que estejam alinhadas com o plano estratégico da empresa, em todas as frentes de negócios, inclusive com as práticas de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança).  “É notório o crescimento do Grupo Equatorial e sua diversificação de empresas em todo o território nacional, por isso precisamos estimular projetos de pesquisa e desenvolvimento, seja de forma autoral ou em parceria com universidades e outras instituições. O EQT Lab será, sem dúvidas, um ponto de fomento e transferência tecnológica e de know-how desses estudos em inovação de São Luíspara todo Brasil”, afirma o CEO do Grupo Equatorial Energia, Augusto Miranda.

Para o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, iniciativas como essas proporcionam a São Luís crescimento e valorização do seu potencial. “A energia da Equatorial Maranhão contribui todos os dias para o crescimento da nossa capital, São Luís, que se desenvolve a cada dia. A energia elétrica é um fator essencial para a cidade e para as pessoas. Temos muito orgulho em poder investir e fazer parte de tudo isso. Parabéns, São Luís, pelos seus 411anos”, destacou Sérvio.

Adote um Casarão

Adote um Casarão é um programa do Governo do Estado do MA, executado em 2021, que disponibilizou, por meio de editais, imóveis pertencentes ao Governo, no Centro Histórico de São Luís, para revitalização, manutenção do imóvel e utilidade. Tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural. No caso do prédio adotado pela Equatorial Energia, o tempo de uso será por 30 anos.