.

São José de Ribamar ganha Sala do Empreendedor

Empreendedores individuais, candidatos a empresários, micro e pequenas empresas do munícipio de São José de Ribamar passam a contar, a partir de hoje (segunda-feira, 17), com a primeira Sala do Empreendedor da localidade, numa parceria que envolve o Sebrae e a Prefeitura Municipal. O espaço é de responsabilidade da Prefeitura e funciona nas instalações da Agência do Trabalho, localizada na Avenida Gonçalves Dias, n° 1190, no centro da cidade.

Reunindo as equipes técnicas da Prefeitura, Sebrae e parceiros, e convidados como a deputada Helena Duailibe (Solidariedade/MA), e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Simplício Araújo, a Sala do Empreendedor foi entregue à comunidade. O local vai favorecer o acesso, aos empreendedores ribamarenses, a uma série de soluções, produtos e serviços direcionados ao fortalecimento da economia e ao dinamismo de negócios e vocações do município.

Essa conquista, na opinião do prefeito Júlio César de Sousa Matos, vai contribuir muito para fomentar o empreendedorismo e a geração de novos negócios. “O empreendedorismo é uma das melhores formas dignas de se gerar emprego e renda. Com a Sala do Empreendedor, em conjunto com o Sebrae, iremos proporcionar aos ribamarenses, nesse primeiro momento, capacitação e possibilidades para pessoas que não têm como garantir o seu sustento devido à pandemia. Vamos trabalhar para dar condições às famílias para que elas tenham o seu próprio negócio”, avalia o prefeito.

Incluído entre os 76 municípios maranhenses contemplados pelo programa Cidade Empreendedora, na parceria entre o Governo do Estado e Sebrae, São José de Ribamar e uma ampla região no entorno passam a ter, com a Sala do Empreendedor, um espaço permanente para atendimento à comunidade empresarial, que terá à disposição orientações sobre procedimentos para abertura, alteração e baixa de empresas, legislação e cadastro do microempreendedor individual, elaboração de plano de negócios, orientações sobre gestão empresarial, capacitações e consultorias empresariais, dentre muitas outras ações viabilizadas no espaço.

Essa é a 88ª Sala do Empreendedor instalada em municípios maranhenses. 
O espaço tem como objetivo a desburocratização do atendimento ao empreendedor, assegurando a entrada única de dados, centralizando o atendimento com a intenção de estimular a formalização dos empreendedores e facilitar os processos de abertura, alteração e baixa das empresas, em conformidade com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão – CDE, Raimundo Coelho, destacou a importância do início de operação da Sala do Empreendedor de São José de Ribamar. Para ele, a inauguração do espaço reforça a parceria do Sebrae com a Prefeitura e empreendedores locais e vai ajudar a impulsionar ações do programa Cidade Empreendedora.

“Esse momento é importante porque marca o início de todo um trabalho que iremos realizar juntos, Sebrae, Prefeitura Municipal e Governo do Estado para fazer de São José de Ribamar uma Cidade Empreendedora, título este adquirido a partir de resultados positivos gerados por meio de uma série de ações empreendedoras implementadas, em que ganha o município, ganham os pequenos negócios locais e, principalmente, a população, que passa a experimentar de um  local melhor para se viver e de uma cidade com ambiente favorável a maiores oportunidades de emprego e renda“, afirma o presidente do CDE Sebrae.

Estrutura – Para execução de suas atividades, a Sala do Empreendedor contará com dois Agentes de Desenvolvimento Local (ADL) e um coordenador, capacitados pelo Sebrae, além de todo suporte da instituição dentro de sua estratégia de atuação territorial, no sentido de fortalecer potencialidades do município, como o turismo, artesanato, comércio e serviços.

Além disso, por meio da Sala do Empreendedor, o público contará com o apoio de parceiros como bancos oficiais, instituições de fomento ao desenvolvimento, órgãos públicos e da iniciativa privada cujo foco sejam a promoção do desenvolvimento econômico e empreendedorismo.

O diretor Técnico do Sebrae no Maranhão reforça o apoio ao empreendedor local através de soluções efetivas, que produziram impactos positivos para o crescimento e dinâmica da economia.

“Parabenizamos a prefeitura de São José de Ribamar por acreditar no empreendedorismo e oferecer à sociedade do município um local propício para o atendimento, assegurando a entrada única de dados, com a intenção de fortalecer os pequenos negócios locais e estimular a formalização de empresas, facilitando o processo de abertura em conformidade com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O Sebrae reforça a parceria e se coloca à disposição para desenvolver ações junto aos empreendedores locais, que contribuam para o  fortalecimento dos pequenos negócios”, frisou o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.

Cidade Empreendedora – O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae, que no ciclo de 2021-2022 será executado em mais de 70 municípios do Maranhão. Desse quantitativo, 53 foram contemplados pelo programa por meio de parceria firmada com o Governo do Estado, dentre eles São José de Ribamar, cuja inserção contou com o apoio decisivo da deputada Helena Duailibe.

“São José de Ribamar jamais poderia ficar fora do Cidade Empreendedora, devido à importância econômica, turística e cultural para nosso estado.  E o mais importante disso tudo é que estamos nos preparando para o momento que vem pela frente, no pós pandemia, onde muitos precisarão desse apoio que o Sebrae pode dar por meio do incentivo ao empreendedorismo, fomentando a economia. Nesse sentido, nós do governo do Estado nos alegramos e acreditamos nesta exitosa parceria”, afirmou Simplício Araújo.

Para o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, a Sala do Empreendedor é uma conquista dos ribamarenses que vai contribuir muito para dinamizar a economia local.

“A inauguração da Sala do Empreendedor reforça a parceria do Sebrae com a Prefeitura de São José de Ribamar, visando realizar ações que trarão maior geração de renda e desenvolvimento econômico e social ao município. Esse momento é importante também porque marca o início de todo um trabalho que iremos realizar juntos, Sebrae, Prefeitura Municipal e Governo do Estado para fazer de São José de Ribamar uma Cidade Empreendedora, título este adquirido a partir de resultados positivos gerados por meio de uma série de ações empreendedoras implementadas, em que ganha o município, ganha os pequenos negócios locais e principalmente a população, que passa a experimentar de um  local melhor de viver, de uma cidade com ambiente favorável a maiores oportunidades de emprego e renda“, afirma